“Arte em Trânsito: Mostras Culturais e Colóquio” traz nova proposta de abordagem artística

Com a proposta de refletir e estimular a produção no território da arte e da educação, envolvendo diversas ações e públicos, o Colégio de Aplicação João XXIII realizará o “Projeto Arte em Trânsito: Mostras Culturais e Colóquios”. O evento ocorrerá entre os dias 17 e 21 de outubro.

Trazendo uma ideia inovadora para Juiz de Fora, o projeto tem interesse de atingir diferentes públicos como crianças, jovens e adultos. Na programação, haverá exibições de curta-metragem e exposições de trabalhos produzidos por alunos, apresentações artísticas, troca de experiências entre artistas, produtores culturais e estudantes e mesas redondas sobre as produções acadêmicas. A iniciativa será dividida em três eixos: mostras culturais, interferências artísticas e exposição de trabalhos de artistas locais e o I Colóquio Arte em Trânsito.

O evento tem como objetivo gerar reflexões sobre a importância da arte como área de conhecimento fundamental na formação humana, destacando o papel do professor como mediador nos processos de inserção e apropriação artístico-cultural de crianças e jovens.

Segundo a professora Renata Oliveira, uma das coordenadoras do projeto, essas atividades cumprem a função do Colégio João XXIII de trabalhar o ensino, a pesquisa e a extensão e incentivá-los entre professores de outras redes de ensino, pesquisadores e alunos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Renata ainda frisa a importância desse projeto, de caráter único na cidade. “Outro ponto positivo é que se trata de um evento gratuito que contará com a participação de importantes professores da UFJF, Universidade Estadual do Rio de Janeiro e Universidade Federal do Rio de Janeiro”, destaca.

Inscrições
Para participar como ouvinte é necessário o preenchimento do formulário próprio disponibilizado no blog do evento. A ficha de inscrição deve ser posteriormente enviada para o e-mail arteemtransito2011@gmail.com até o dia 18 de outubro.

Para o envio de trabalhos, o participante deve primeiro se cadastrar como ouvinte e, até 23 de setembro, enviar o resumo. Caso esse seja aceito pela comissão organizadora, o aprovado será informado e deverá enviar para o mesmo e-mail, uma cópia do trabalho completo até o dia 5 de outubro.

Confira aqui a programação completa.

Outras informações: arteemtransito.wordpress.com