Fechar menu lateral

XIII Semana de Ciências Sociais começa na próxima segunda (12)

Com o tema “As Ciências Sociais no Brasil Contemporâneo”, começa na próxima segunda (12), a XIII Semana de Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento, que será realizado entre os dias 12 e 16 de setembro, busca discutir temas referentes à realidade brasileira. A edição deste ano contará com a participação dos professores João Dal Poz, Rubem Barboza e Gilberto Felisberto, que irão responder as questões levantadas durante os debates.

Serão discutidos temas como “As novas tecnologias”, “Pensamento Social Brasileiro” e “Sociologia da Religião”. Para finalizar a semana, serão apresentados em um debate os dilemas entre o cientista social e a prática sobre o tema da violência, criminalidade e controle social. A mesa contará com a presença do professor Paulo Fraga (UFJF), do professor e promotor de justiça Cleverson Guedes (UFJF) e do Secretário de Defesa Social de Minas Gerais, Lafayette Andrada.

Secretário de Defesa de Minas Gerais participará de debate sobre criminalidade

Durante os cinco dias, serão realizadas conferências, minicursos e mesas redondas. A iniciativa é promovida pelo Centro Acadêmico de Ciências Sociais Darcy Ribeiro, em parceria com o Instituto de Ciências Humanas (ICH), Departamento e Coordenação do curso de Ciências Sociais, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Pró-Reitoria de Extensão.
Segundo Paula Emília, uma das organizadoras do evento e estudante do sexto período de Ciências Sociais, a Semana tem como objetivo juntar, por meio de debates, a teoria e a prática. “Vamos promover um debate entre o Secretário de Estado e o professor Cleverson Guedes. Por isso, quem for participar, pode esperar um debate enriquecedor.”

Além disso, Paula antecipa que nas mesas redondas serão debatidos temas que levarão os participantes a ter um pensamento crítico. “As pessoas podem esperar um debate diversificado sobre temas do Brasil contemporâneo. Vamos casar temas clássicos das Ciências Sociais com assuntos atuais.”

As inscrições podem ser realizadas no ICH, no prédio novo ou antigo, até quarta (14). O investimento é de R$ 10 e podem participar estudantes, profissionais e pesquisadores das áreas de Ciências Sociais, Economia, Serviço Social, Administração, História, Geociências, Pedagogia, Direito e Artes, entre outros.

Confira a programação:
SEGUNDA-FEIRA
14h – Credenciamento.
19h – Mesa: Ciências Sociais Hoje: O Desafio da Profissão
Palestrantes: Eduardo Salomão Condé (UFJF); João Dal Poz (UFJF); Rubem Barboza Filho (UFJF)
Local: Anfiteatro do ICH novo

TERÇA-FEIRA
19h – Mesa: Interferência da Internet na Formação da Identidade Política
Palestrantes: Paulo Roberto Figueira Leal, Jorge Alberto Silva Machado (USP); Marcus Abilio Gomes Pereira (UFMG)

Local: Anfiteatro da Faculdade de Comunicação Social

QUARTA-FEIRA
14h – Mesa: O Pensamento Social Brasileiro
Palestrantes: Fernando Perlatto (UFJF), Diogo Tourino de Sousa (UFV), Leonardo Andrada (UFJF).
Local: Anfiteatro da Faculdade de Comunicação Social

17h – Conferência: O Pensamento Social Brasileiro que Não Conhecemos –  Gilberto Felisberto Vasconcellos (UFJF).
Local: Anfiteatro da Faculdade de  Comunicação Social

QUINTA-FEIRA
09h – Minicurso: Cinema & Ciências Sociais; A Documentação Visual e Sua Aplicação – Carlos Reyna (UFJF/UNICAMP)
Local: Anfiteatro do ICH novo

14h – Mesa: Trabalho de Campo e Sociologia da Religião
Palestrantes: Emerson Sena (UFJF), Nina Rosas (UFMG).
Local: Anfiteatro do ICH novo

19h – Mesa: Movimentos de Margem: Retratos da Metrópole
Palestrantes: Rogéria Dutra (UFJF), Sandra Regina Soares da Costa (UFES), Marcella Beraldo de Oliveira (UFJF).
Local: Anfiteatro do ICH novo

SEXTA-FEIRA
14h – Debate: O Movimento Empresa Júnior: Uma Proposta de Reabertura da UNIDATA – Frederico Cesar do Carmo (Fundador e 1º Presidente da UNIDATA)
Local: Anfiteatro do ICH novo

19h – Mesa: Criminalidade, Violência e Controle Social no Brasil
Palestrantes: Paulo Fraga (UFJF), Layette Andrada (Secretário de Defesa e Segurança Social do Estado de Minas Gerais) ; Cleverson Guedes (UFJF), Promotor de Justiça De Juiz de Fora.
Local: Anfiteatro da Faculdade de Direito