Faculdade de Educação oferece cursos de Libras e de Educação e Diversidade

Começa nesta terça (6) o segundo módulo do Curso de Libras, oferecido pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Faced/UFJF). A iniciativa dará continuidade à proposta de promover o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras), por meio da interação entre falantes de Libras e aprendizes.

Segundo o coordenador do curso, Carlos Henrique Rodrigues, o segundo módulo pretende desenvolver, em nível básico, as habilidades de compreensão, expressão e comunicação em Libras. “Esperamos promover o envolvimento entre surdos usuários de Libras e aprendizes da Língua Brasileira de Sinais e, além disso, promover um espaço de diálogo e interação entre a comunidade acadêmica, surdos aprendizes de Libras e demais profissionais do município de Juiz de Fora.”

O curso é voltado para surdos oralizados, alunos, professores e funcionários da UFJF e profissionais vinculados à educação. Os interessados devem ter conhecimentos básicos de Libras. As aulas irão ocorrer nas dependências da Faculdade de Educação, sempre às terças-feiras, das 16h às 18h.

Educação e Diversidade

Para o prof. Carlos Henrique, curso permitirá a discussão dos temas atuais da área de educação

Outro curso oferecido é o de “Educação e Diversidade na/da/para a Atualidade: (re)significando o outro”, que terá início no dia 15 de setembro. A iniciativa do Núcleo de Estudos em Educação e Diversidade (Neped) defende que a formação de profissionais da educação constitui-se como eixo central da ação nos dias atuais.

Segundo Carlos Henrique, o curso visa a promover um movimento de diálogo e debate de temas atuais da Educação com objetivo de melhorar a compreensão dos profissionais acerca da realidade vivenciada atualmente.

O curso contará com a participação de profissionais da área, como Luciana Marques, Carina Costa, Sandrelena Monteiro, Tarcísio Pinto, Núbia Schaper Santos, Graciele Mattos e Roney Polato. A iniciativa é voltada para professores e profissionais da educação, além dos alunos do curso de Pedagogia e demais licenciaturas de Juiz de Fora e região. As aulas serão ministradas às quartas-feiras, entre os meses de setembro e novembro, das 19h às 21h30, na Faced.

Inscrições e Informações: 2102-3667 (Neped)
www.ufjf.br/neped/