Encontro de Estudos Bakhtinianos terá inscrições abertas a partir de 1º de setembro

Com o objetivo de reunir, promover discussões e propor novas teorias entre os interessados nas ideias do filósofo linguista russo Mikhail Bakhtin, o Grupo Linguagem, Interação e Conhecimento (LIC) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) irá organizar entre os dias 4 e 6 de novembro a primeira edição do “Encontro de Estudos Bakhtinianos” (I EEBa).

O evento dará continuidade ao “Círculo – Rodas de Conversa Bakhtiniana”, que é realizado desde 2008 na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), organizado pelo Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso (GEGe). O tema central de sua primeira edição será “A Responsividade Bakhtiniana”.

A programação será dividida em três grandes mesas, cada uma ligada a um subtema. São eles “Educação como Resposta Responsável”, “O Contemplador: vivências estéticas e responsividade” e “Política como Atividade Responsiva”. Também serão realizadas as “Rodas de Conversa”, articuladas aos subtemas. Nessas rodas, haverá discussões e comentários a partir dos textos enviados pelos participantes para o evento.

Para Maria Teresa, o tema do evento reflete o que se espera da educação e dos educadores

De acordo com a professora Maria Teresa de Assunção Freitas, coordenadora do evento, o encontro será voltado para a educação. “O tema central reflete o que se espera da educação e dos educadores: uma resposta às demandas da sociedade brasileira atualmente.”

Inscrição
As fichas de inscrição estarão disponíveis de 1 a 3 de setembro no site www.ufjf.br/eeba. Para se inscrever, o participante deverá enviar um texto relacionado a algum dos subtemas, os quais serão posteriormente postados no site do encontro e publicados em uma coletânea a ser distribuída no dia 4 de novembro, na abertura. Maria Teresa acredita que o envio obrigatório de textos permite ao encontro alcançar o objetivo de que todos os inscritos participem ativamente e tenham voz.

Para efetuar o pagamento da taxa, o inscrito tem até o dia 11 de setembro, através de depósito na conta corrente 40.941-3, na agência 2995-5, do Banco do Brasil. O valor é de R$ 100 para professores, R$ 80 para alunos de pós-graduação e R$ 40 para estudantes de graduação. Os trabalhos deverão ser enviados juntamente com o comprovante de pagamento para o endereço encontrobakhtiniano@gmail.com.

As vagas são limitadas a 200 participantes. “Esse evento é para iniciados no pensamento de Bakhtin. Encontros como esse contribuem para aprofundar o estudo da sua obra aumentando assim a nossa compreensão de seus conceitos e possibilitando uma maior reflexão sobre as questões que se colocam hoje para nós educadores”, acrescenta a coordenadora.

Confira aqui a programação.