Inscrições para curso de Audiodescrição para professores são prorrogadas

As inscrições para o curso de extensão de Audiodescrição para professores foram prorrogadas para o dia 31 de agosto. Oferecido pela Coordenação de Acessibilidade Educacional Física e Informacional da Universidade Federal de Juiz de Fora (Caefi/UFJF), o curso tem como objetivo informar e apresentar aos professores a prática da audiodescrição como forma de inclusão social nas escolas.

Para participar, o interessado deve ter experiência na área de Tecnologia de Informação e Comunicação ou Tecnologia Assistiva, conhecimento da plataforma Moodle e experiência em elaboração, desenvolvimento ou análise de material didático e pedagógico. É necessária a apresentação de comprovante de graduação em qualquer área e currículo. A seleção acontecerá no dia 26 de agosto e a matrícula no dia 29 do mesmo mês, iniciando as atividades no dia seguinte.

O curso será realizado entre os dias 30 de agosto e 20 de outubro. O principal objetivo é disseminar a audiodescrição como recurso, promovendo a reflexão entre os professores acerca da importância dessa prática e criando a possibilidade de implementação nas escolas. Para Eliana Ferreira, coordenadora da iniciativa, essa é uma oportunidade de enriquecimento do agir pedagógico e de colaboração para o desenvolvimento de todos os alunos. Os participantes não sairão formados como audiodescritores, entretanto, se tornarão multiplicadores dessa ferramenta. “É uma atividade de mediação que transforma o visual em verbal. É uma forma de remoção das barreiras comunicacionais, contribuindo para a inclusão social”, acrescenta a professora.

O curso terá carga horária de 80 horas e será gratuito, dividido em dois momentos. No período de 30 de agosto a 16 de outubro as atividades serão à distância e entre os dias 17 a 20 de outubro as atividades serão presenciais na UFJF.

Outras informações:
acessibilidade.sdi@ufjf.edu.br