Alunos da Escola de Informática e Cidadania do São Mateus recebem certificado

Abertura da cerimônia de entrega dos certificados de conclusão

Os alunos da Escola de Informática e Cidadania (EIC) da unidade São Mateus receberam os certificados de conclusão das aulas do curso de informática básica na última quinta-feira (11) na Associação da Caridade de São Vicente de Paula, onde as aulas são realizadas.

O projeto de extensão é coordenado pelo professor Tarcísio Lima, do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Ciências Exatas (ICE). Lima ressalta que o objetivo da ação é simples, mas tem um alcance grande e um bom resultado. “O intuito é promover a inclusão social através da inclusão digital.”

O coordenador da unidade do bairro São Mateus, José Francisco Pontes, diz que a importância do curso é a valorização da pessoa, pois, na maioria das vezes, estas não têm condições financeiras de pagar um curso. “A missão desse projeto é, além de ensinar, incluir as pessoas no universo da informática.”

“Criamos um ambiente de amizade, de integração. Vou levar muita coisa boa do curso”, comentou Tancredo

Na unidade, essa foi a 14ª turma a receber os certificados de conclusão. O professor de história, Tancredo Braga, ao receber o certificado, elogiou a iniciativa. “O curso abriu uma série de caminhos e perspectivas para nós. Hoje, quem não tem conhecimentos de informática é considerado analfabeto, pois tudo o que você pretende fazer depende do computador. Ao participarmos do projeto, nos inserimos nesse mundo de informação.”

A estudante universitária Carolina Rodrigues é monitora de informática há um ano e meio no projeto. Segundo Carolina, a evolução dos alunos durante o curso a deixou bastante satisfeita. “Geralmente são pessoas carentes, que saem do trabalho cansadas e vêm para o curso. Por isso, é gratificante no final ver essas pessoas mandando e-mails de agradecimento, digitando textos e usando as planilhas do Excel.”

Alunos se emocionam com o fim das aulas de informática

O projeto da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em parceria com o Comitê para a Democratização da Informática e Cidadania (CDInfo), já beneficiou mais de mil pessoas. Aproximadamente, 130 alunos se formam por semestre nas três unidades da cidade.

Os motivos que levam as pessoas a procurar as Escolas de Informática e Cidadania são variados. Um dos principais, segundo o coordenador da unidade do bairro São Mateus, é o certificado de aprendizagem emitido pela Universidade. Para obtê-lo, os alunos devem ter resultado superior a 60% nas avaliações.