Fechar menu lateral

Inscrições para o curso “Pedagogias da Escrita do Gênero Textual” se encerram nesta sexta

As inscrições para o curso de extensão “Pedagogias da Escrita do Gênero Textual”, promovido pela Faculdade de Letras (Fale) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) se encerram nesta sexta-feira, dia 12.

Margarida Salomão, coordenadora do curso, conta que este foi criado por um grupo de educadores da Faculdade de Letras da UFJF e do Colégio de Aplicação João XXIII, que se preocupavam com a formação dos alunos. O objetivo do curso é a preparação dos professores de Língua Portuguesa das redes públicas e particulares de ensino. Ele será voltado para as técnicas de redação exigidas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “A proposta do curso é capacitar tecnicamente as pessoas para trabalharem com esse tipo de tarefa”, afirma Margarida.

Para ela, o Enem estabelece uma série de critérios de correção de texto próprio, por isso o curso se faz tão importante. Serão realizadas cinco oficinas que, segundo a coordenadora, “tematizam exatamente cada um dos critérios da correção, de modo que os professores estejam preparados para lidar com seus alunos, focalizando aquilo que de fato faz diferença em termos de desempenho”.

O valor do curso é R$ 200, podendo ser pago no momento da matrícula ou em duas parcelas de R$ 100. Para realizar as inscrições, os interessados devem acessar o formulário eletrônico da Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fadepe).  Os encontros serão realizados às quintas-feiras, entre os dias 18 de agosto e 15 de setembro, das 19h às 22h, na sala de defesa da Faculdade de Letras.

Confira aqui a programação de oficinas do curso.