Fechar menu lateral

Projeto de proteção do patrimônio cultural é contemplado com recursos do MEC

Reunião do núcleo de pesquisa e extensão Urbanismo em Minas Gerais

Consolidar as atividades de pesquisa e extensão na área de patrimônio cultural desenvolvidas nos municípios de Minas Gerais. Essa é a proposta do projeto “Pelas Cidades: Jornadas de planejamento municipal pela proteção da memória e do patrimônio cultural dos municípios”, que foi contemplado neste ano pelo edital do Programa de Extensão Universitária (Proext 2011).

Coordenado pelo professor Fábio Lima, do departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a iniciativa tem caráter multidisciplinar e envolve pesquisa documental sobre o patrimônio cultural e natural de municípios mineiros. O projeto atende as cidades de Chácara, Mar de Espanha, Santana do Deserto, Pequeri, Matias Barbosa e Lima Duarte.

Fábio Lima contará com incentivo de R$ 150 mil para ampliar ações do projeto

Segundo Lima, a ação promove a educação por meio da preparação e execução de oficinas, com discussão de questões urbanísticas atuais. “As oficinas abordarão um planejamento voltado para a memória e o patrimônio cultural. Pretendemos contribuir para o desenvolvimento urbano e rural qualificado, considerando as especificidades e as demandas locais e regionais nas suas diversas manifestações, desde bens culturais móveis e imóveis até bens imateriais e naturais.”

A ação extensionista foi contemplada neste ano com R$ 150 mil. Segundo o coordenador, o valor será empregado em bolsas de apoio técnico, aquisição de equipamentos e softwares e diárias e passagens necessárias para os trabalhos de campo. “Contamos também, por meio das parcerias com as prefeituras, com apoio para a montagem de uma base local em cada município para realizarmos reuniões comunitárias, bem como expor os resultados parciais do projeto.”

Apoio
Além do professor Fábio Lima, a coordenação do projeto conta com a colaboração da docente Raquel Portes, do curso de Arquitetura e Urbanismo. A previsão do professor é envolver 13 bolsistas nas atividades no próximo ano. “Temos buscado a colaboração de outros grupos com a participação de professores e pesquisadores associados, sejam vinculados à UFJF, sejam externos à Universidade.”

Iniciativa busca preservar a memória do patrimônio cultural mineiro

A estudante do décimo período do curso de Arquitetura e Urbanismo, Bárbara Lopes, integra o Núcleo de Pesquisa e Extensão Urbanismo em Minas Gerais há três anos e ressalta que essa temática sempre despertou seu interesse. “A extensão universitária é uma excelente forma de se ter contato com situações reais e não somente com as simulações vistas nas disciplinas do curso, preparando melhor os acadêmicos para sua vida profissional.”

Ela ainda destaca que a participação no projeto traz grandes benefícios de aprendizado. “Ter experiência concreta de trabalho no âmbito acadêmico e com a orientação de um professor é um grande passo para a formação de um bom profissional.”

Já o estudante do curso de Engenharia Civil, Willian Mendonça, que faz parte do projeto desde 2008, destaca que a maior importância de integrar a equipe é a capacitação profissional.  “Com cada novo trabalho, temos uma interação com comunidades, pessoas e lugares. Isso só traz benefícios para quem vivencia a experiência de estar envolvido em um trabalho como o nosso.”

Conheça os outros projetos contemplados pelo Proext 2011:

– Produção de Plantas Medicinais e Fitoterapia
– Comunidade Quilombola de São Pedro de Cima
– As práticas artesanais no município de Seritinga

– Assistência Farmacêutica em Unidades de Atenção Primária à Saúde