Escolas de Informática de São Pedro e São Mateus abrem inscrições

Aula na unidade do bairro São Mateus

As unidades do projeto “Escola de Informática e Cidadania” (EIC) dos bairros São Pedro e São Mateus abriram nesta semana inscrições para o curso básico de informática. O projeto, cujo objetivo é promover a inclusão digital, é destinado a pessoas de diversas faixas etárias. As aulas estão previstas para serem iniciadas no dia 15 de agosto. Nas três unidades, há turmas disponíveis em todos os turnos. O curso tem duração de um semestre letivo.

Cidade Alta

No bairro São Pedro, escola funciona na paróquia do bairro

No São Pedro, a escola funciona na paróquia do bairro, localizada na Avenida Senhor Passos 1592. Podem se inscrever os interessados com idade igual ou superior a 10 anos. As inscrições devem ser realizadas no próprio local até o dia 12 de agosto ou enquanto houver vagas, de segunda a sexta, em horário comercial. É necessária a apresentação do documento de identidade. A mensalidade é de R$ 10.

São Mateus
As inscrições para a EIC do bairro São Mateus vão até o dia 12 de agosto. Os interessados devem procurar a escola, localizada na Associação da Caridade de São Vicente de Paulo, na Rua Mamoré 11, de segunda a sexta-feira. É necessário preencher a ficha de inscrição, disponível na unidade. Em caso de alunos menores de idade, será exigida uma declaração assinada pelo responsável. Posteriormente, ainda será realizada uma entrevista com o professor da turma. A mensalidade é de R$ 30.

Acessibilidade

Segundo o prof. Tarcísio, turma para surdos foi criada para atender a uma demanda

Uma das novidades da EIC São Mateus é a existência de uma turma pioneira na cidade para deficientes auditivos. As aulas são realizadas sempre às quartas-feiras, no período da tarde. Mesmo com a turma já completa, os interessados devem entrar em contato com a escola, para preencher um cadastro de reserva. Para o professor Tarcísio Lima, coordenador do projeto de extensão, a abertura da turma reforça ainda mais o objetivo de não excluir nenhum grupo. “Havendo a possibilidade, porque não incluir todos. Nas atividades, contamos com o apoio de duas servidoras técnico-administrativas do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diversidade (Neped), que traduzem as informações para Libras. Porém, para ampliarmos e avançarmos ainda mais estamos em busca de novas instituições parceiras.”

Monte Castelo
Já a unidade localizada no bairro Monte Castelo continua com inscrições abertas na escola, que funciona na Associação Metodista de Ação Social (AMAS), na Rua dos Palmares 78. Podem se inscrever os interessados com idade mínima de 9 anos. É necessário apresentar cópia da carteira de identidade e do comprovante de residência. A mensalidade é de R$ 10.

O projeto
A ação extensionista é desenvolvida em parceria com o Comitê para Democratização da Informática e Cidadania (CDInfo). Mais de mil pessoas já foram beneficiadas com o projeto que, atualmente, conta com a colaboração de 11 bolsistas. Ao final do curso, os alunos com rendimento superior a 60% recebem certificado de aprendizagem. Cerca de 130 participantes se formam por semestre nas escolas de informática.

Outras informações:
(32) 3232-2216 (EIC São Mateus)
(32) 3231-2693 (EIC Cidade Alta)
(32) 3225-3148 (EIC Monte Castelo)