Fechar menu lateral

Cursos Livres promovem inclusão social e bem-estar para a terceira idade

 

Alunos concluintes da turma de educação financeira

 

O Polo Interdisciplinar na Área de Envelhecimento, localizado na Casa de Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), oferece uma série de projetos de extensão direcionados à terceira idade, entre eles, os “Cursos Livres”, que englobam várias modalidades de atividades desenvolvidas especialmente para esse segmento.

Segundo a coordenadora do projeto, professora Sandra Arbex, o objetivo é inserir o idoso na sociedade promovendo sua ressocialização. “Muitas vezes, eles ficam isolados da comunidade. É importante receber o idoso como um cidadão que deseja se aprimorar e acompanhar as discussões do mundo atual. É uma chance que essas pessoas têm em começar um curso que não tiveram oportunidade de fazer em outro momento.” Para Sandra, além da necessidade de convivência, o idoso procura os cursos, pois se sente capaz de aprender novas atividades e de se aprimorar.

Inclusão social

 

 

Entre os cursos mais procurados está o “A arte de viver: O Comando da Própria Vida”, que promove debates sobre a relação da terceira idade no mundo atual e as diversas possibilidades que o idoso tem em se realizar e ser feliz. De acordo com a professora da modalidade, a psicóloga Neide Aparecida Abreu, o maior objetivo é a troca de experiência entre os participantes. “No princípio de cada período, eu pergunto aos alunos sobre o que eles gostariam de conversar. Discutimos assuntos como solidão, a “Síndrome do Ninho Vazio”, que ocorre quando os filhos saem de casa, entre outros temas. Quando chegam aqui, eles sentem que não sofrem sozinhos e são capazes de criar laços de amizade.”

 

 

De acordo com Sandra, o curso de inclusão digital, que engloba os aplicativos do Windows e uma introdução ao Photoshop, também está entre os mais requisitados. “Essa procura demonstra que eles estão acompanhando as questões do tempo. Querem estar antenados com tudo o que acontece no mundo para terem um bom nível de informação.” É o caso de Antônio Weitzel que, aos 80 anos, decidiu fazer o curso para se adequar às novas tecnologias. Professor de português aposentado, Weitzel utiliza o computador para escrever textos e preparar apresentações para seminários. “Apesar de ser muita informação para nós, mais velhos, já aprendi diversas coisas que tinha dificuldade em assimilar. Percebi que são coisas bem simples.”

 

 

Para a professora de informática Marina Mattos, é fundamental que a terceira idade se interesse pelo assunto. Marina, que ministra aulas de informática desde 2009, afirma que é importante ter muita paciência e carinho ao ensinar para os idosos. “É preciso explicar passo a passo, quantas vezes forem necessárias para que eles alcancem o seu objetivo de aprender a lidar com o computador e suas ferramentas. É muito gratificante ver a evolução deles. Muitos aprendem rápido e todos são muito carinhosos.” A professora ainda ressalta a importância das aulas para a sua carreira. “O ensino da informática para o idoso exige métodos de ensino diferenciados que desenvolvo ao longo da experiência em sala de aula. Eu aprendo muito com eles e me aperfeiçoo cada vez mais.”

Novidades
O projeto criou recentemente um curso de educação financeira para que os alunos aprendam a administrar melhor o seu dinheiro. Segundo Sandra, as pessoas acima de 45 anos estão cada vez mais interessadas em saber lidar com as próprias finanças. “A sociedade de consumo deixa todos um pouco descontrolados com relação ao dinheiro. O curso orienta os participantes a administrarem melhor a sua renda e a ajudarem seus familiares a fazerem o mesmo.” Para o próximo semestre, o projeto irá oferecer os cursos de Pilates, Pintura em tela e Medicina Chinesa. Além desses, a iniciativa também oferece, atualmente, atividades como dança de salão, ioga e escola de postura.

Os interessados podem se inscrever de segunda a sexta, das 8h às 18h, na Casa de Cultura, localizada na Av. Rio Branco, 3372. É necessária a apresentação do documento de identidade, CPF e comprovante de residência.

Outras informações: (32) 3215-4694