Universidade dinamiza o ensino de zoologia nas escolas

Alunos observam animais durante visita ao laboratório de zoologia do ICB

Pica-pau, sapo, jacaré, tubarão e cobras. Animais não tão comuns no cotidiano das cidades são levados para dentro das escolas de Ensino Fundamental e Médio com o objetivo de promover uma forma dinâmica de aprendizado da zoologia. Há quase 15 anos, o Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) deu início ao projeto de extensão “Dinamização do ensino de Ciências e Zoologia”. Segundo a coordenadora, professora Sônia Brugiolo, o objetivo da ação é identificar a demanda e as necessidades dos professores para saná-las. “Realizamos palestras, oficinas e exposições nas escolas cadastradas visando à melhoria da qualidade do ensino.”

Contato com os animais

Sônia Brugiolo: “Nas visitas, respondemos aos jovens as dúvidas que surgem sobre cada animal”

A iniciativa atende colégios públicos e particulares. Entre as instituições que já participaram estão o Colégio Estadual Ademar Rezende de Andrade, a Escola Municipal Marcos Faria e o Colégio dos Jesuítas. De acordo com Sônia, os bolsistas cadastram as escolas, agendam visitas, que são realizadas nos laboratórios do Departamento de Zoologia ou no próprio colégio, organizam o material a ser exposto e preparam os temas a serem abordados. As visitas são reservadas de acordo com a disponibilidade da escola e realizadas sempre às sextas-feiras. “Apresentamos aos alunos todos os grupos animais, como microscópicos, vertebrados e invertebrados. Esse contato aguça a curiosidade dos estudantes.”

A coordenadora destaca que, desde o início do projeto, houve uma melhora no rendimento dos alunos participantes. “Constatamos um impacto muito positivo. Os professores interagem conosco e demonstram estarem satisfeitos com os resultados obtidos em sala de aula.” Em algumas ocasiões, o próprio professor solicita o conteúdo a ser abordado, de acordo com o andamento das aulas e as necessidades dos alunos.

Para Priscilla Torturella, professora da Escola Dilermando Costa Cruz, localizada no bairro Linhares, as atividades da iniciativa facilitam seu trabalho, pois expõem de forma prática o que ensina nas aulas. “A maioria dos alunos nunca teve contato com esses animais. A possibilidade deles poderem manuseá-los desperta o interesse em aprender cada vez mais.” É o caso do estudante do nono ano do Ensino Fundamental, Lucas da Fonseca, 15 anos, que afirma ter aprendido com a visita dos bolsistas a sua escola. “Sentia que meu estudo era um pouco limitado só com os desenhos dos livros. Vendo os animais de perto é possível aprender mais e de forma divertida.”

Os bolsistas Matheus de Oliveira e Flávia Lanna expõem grupos de animais na escola Dilermando Costa Cruz

Além de proporcionar aos estudantes um contato próximo à zoologia, o projeto funciona como orientação profissional, uma vez que jovens do Ensino Médio e de cursos pré-vestibulares têm a possibilidade de conhecer de perto a área de Ciências Biológicas. “Já tivemos casos de alunos do ICB que afirmaram ter escolhido o curso devido a uma de nossas visitas”, revela Sônia.

Experiência
Para o bolsista Matheus de Oliveira, estudante do sexto período de Ciências Biológicas, o projeto é uma oportunidade única para os alunos. “A possibilidade de eles verem esses animais de perto, desperta a vontade de irem até a Universidade e de entrarem em contato com o mundo acadêmico de alguma maneira.” Oliveira pretende ser professor e destaca a importância dessa experiência para sua carreira profissional. “Fiquei muito feliz com a oportunidade de participar dessa ação de extensão. Estar desde o início em contato com alunos e com as escolas é um grande aprendizado.”

Outras informações: (32) 2102-3204