Grupos acompanhados pela Intecoop participam do “UFJF Iniciativas Sustentáveis”

Materiais são reaproveitados, promovendo a geração de renda

Será realizado neste domingo (12) no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) o evento “UFJF Iniciativas Sustentáveis”, que promoverá ações com o intuito de conscientizar a comunidade sobre o respeito e o cuidado com o meio ambiente. O evento terá início às 9h e desenvolverá atividades interativas como oficinas a partir de material reaproveitável, dinâmicas educativas sobre a prática da coleta seletiva e apresentações artísticas.

Entre os participantes do evento, três grupos são vinculados à Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da UFJF (Intecoop/UFJF): a Associação de Catadores de Material Reciclável de Juiz de Fora (Ascajuf), a Lixarte e a Tenda de Minas Solidária. Janaína Silva, presidente da Ascajuf, dará palestra com instruções sobre coleta seletiva e o manejo com o lixo realizado pelos catadores da cidade, além de transmitir um documentário produzido por alunos da UFJF a respeito do trabalho da entidade.

Já a Lixarte promoverá uma oficina que estimulará o reaproveitamento de garrafas PET. Atualmente, a associação produz poltronas e outros artigos a partir de garrafas reaproveitadas. Reginaldo Barbosa, coordenador da Lixarte, diz que iniciativas de preservação do meio ambiente são válidas para a conscientização. “Transmitimos nosso conhecimento sobre reaproveitamento de lixo de uma forma interativa. Isso faz com que os participantes tenham mais consciência sobre o destino desses materiais.”

A Tenda de Minas Solidária, que funciona atualmente no Mercado Municipal, encerra o evento com um desfile de roupas confeccionadas somente com material reaproveitado. De acordo com a coordenadora Ângela Vilela, as peças demonstram a boa utilidade do lixo descartado diariamente. “Temos um vestido inteiramente confeccionado com filtro de papel e outro com lacres de lata. Aquilo que jogamos fora em casa pode se tornar roupa”, ressalta.

As atividades serão realizadas no entorno da praça cívica do campus e são destinadas a toda comunidade. Com duração de cerca de quatro horas, o “UFJF Iniciativas Sustentáveis” ainda contará com jogos educativos, exposições e palestras.

Outras informações:
Intecoop