I Semana de Meio Ambiente discute sustentabilidade e desenvolvimento

Semana do Meio Ambiente vai até esta sexta na Faculdade de Engenharia

Até esta sexta (10) está sendo realizada na Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) a I Semana de Meio Ambiente. Com o objetivo de debater temas como sustentabilidade e educação ambiental, o evento, aberto a todos os públicos, teve mais de 80 inscritos, entre eles profissionais da área, estudantes e docentes.

De acordo com o professor e um dos organizadores, Cézar Henrique Rocha, é preciso fazer com que as pessoas compreendam a necessidade de se envolver no processo de sustentabilidade e na preservação do meio ambiente. “A nossa sociedade permite que as atitudes sejam tomadas por uma minoria. Queremos chamar a atenção para uma participação cidadã. Se o povo não participar, a situação só tende a piorar.”

Rocha ainda ressalta as dificuldades impostas pela atual ordem socioeconômica. “Enquanto a população não se unir a essa causa importante, os interesses individuais irão prevalecer e as questões econômicas vão se sobrepor aos temas sociais. Dessa forma, os impactos ambientais irão piorar.”

Flávio Cruz: “Temos a capacidade de realizar atitudes efetivas com relação ao nosso planeta”

Para o estudante do oitavo período de Geografia, Thiago Fritz, o evento está sendo interessante e esclarecedor, pois a discussão está contribuindo para sua carreira profissional. “É um tema complexo, já que existem várias interpretações do que seja sustentabilidade. Existe a visão da empresa e a de uma comunidade quilombola ou indígena, por exemplo. Temos que entender a questão de uma forma que possa beneficiar todos os setores da sociedade.”

Já para o sanitarista ambiental Flávio Cruz, é preciso transformar as discussões sobre o meio ambiente em atitudes práticas na vida diária. “Estou sempre buscando me atualizar e frequentar seminários que discutam o tema. Nesse meio tempo, aprendi que basear-se apenas em números não é o suficiente. Temos que agir o mais rápido possível em prol dessa causa.”

Motivação para a sustentabilidade

André Luiz Carvalho: “É preciso fazer a diferença e não esperar que as coisas aconteçam sem esforço e perseverança”

No primeiro dia, o evento contou com palestras e mesa redonda. O diretor escolar do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Juiz de Fora (Senac/JF), André Luiz Carvalho, apresentou as motivações para a sustentabilidade. Por meio de vídeos e exercícios dinâmicos, Carvalho demonstrou aos participantes a importância de um novo olhar para encontrar as soluções de velhos problemas.

Segundo o palestrante, é preciso motivar as pessoas e as indústrias a se envolverem nos processos de sustentabilidade. Para ele, o tema precisa ser abordado com mais ênfase e velocidade. “Esse assunto foi esquecido por muito tempo. Ou tomamos algumas iniciativas agora ou corremos o risco de chegarmos a determinado ponto da história em que algumas atitudes corretivas não serão mais possíveis.”

Na região

O professor Cézar Henrique Rocha apontou os principais problemas e as soluções para a Zona da Mata

Já a mesa redonda sobre desenvolvimento e sustentabilidade na Zona da Mata Mineira contou com a participação dos professores Vicente Paulo dos Santos, José Homero Soares e Cézar Henrique Rocha. Os três frisaram a necessidade de que todos se envolvam no processo de sustentabilidade e que cada um faça a sua parte. Além disso, foram abordados temas como o desenvolvimento sustentável, a responsabilidade das autoridades e a relação entre consumo e qualidade de vida. Também foram apresentadas estatísticas socioeconômicas e ambientais da Zona da Mata e possíveis soluções para os problemas enfrentados na região.