Fechar menu lateral

Faculdade de Engenharia sedia Semana de Meio Ambiente

Com o objetivo de debater temas como a sustentabilidade e a educação ambiental, a Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) sediará entre os dias 6 e 10 de junho a 1ª Semana de Meio Ambiente. O evento, organizado pela Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental da Zona da Mata (Ciea/ZM), contará com palestras, cursos, apresentações de experiências, oficinas e mesas redondas.

De acordo com o professor e um dos organizadores do evento, Cezar Henrique Rocha, o tema sustentabilidade é bastante discutido, porém não é conhecido por todos. “A sustentabilidade está em alta no momento, mas nem todos sabem seu real significado. No evento, mostraremos como as decisões ambientais planejadas a longo prazo são fundamentais.”

Nos dias 6 e 7, o evento será destinado a toda comunidade e apresentará palestras sobre a motivação para a sustentabilidade, e a economia e o meio ambiente na Zona da Mata Mineira. Também serão relatadas as ações desenvolvidas pelo projeto de extensão “Minha Escola Sustentável”, coordenado pelo professor Celso Bandeira. Para participar, o interessado deverá enviar e-mail para cieajf.mg@gmail.com. As inscrições também poderão ser feitas durante o evento.

Segundo Rocha, evento discutirá a sustentabilidade com as prefeituras da região

Já no dia 10, as atividades serão voltadas aos alunos das escolas municipais João Guimarães Rosa, Engenheiro André Rebouças e Dante Jaime Brochado. No mesmo dia, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) e a Defesa Civil de Juiz de Fora promoverão apresentações teatrais. A previsão é de que mais de cem pessoas participem das palestras. Ao final, serão emitidos certificados digitais aos participantes.

Treinamento
Durante os dias 8 e 9, a Semana de Meio Ambiente oferecerá às autoridades e aos representantes das prefeituras da Zona da Mata um curso de elaboração de projetos para captação de recursos. Segundo Rocha, o treinamento é necessário, pois as iniciativas municipais deixam de captar verba. “Existem financiamentos para atividades de preservação ambiental e de sustentabilidade. No entanto, as administrações públicas deixam essas oportunidades de lado por não terem profissionais treinados para elaborar projetos adequados. Por isso, convidamos 30 prefeituras da microrregião da Zona da Mata para o treinamento.” O curso será ministrado por Ricardo Cottini, representante da Diretoria de Educação e Extensão Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Deduc/Semad).

Confira a programação do evento aqui.

Outras informações: (32) 2102-3414