Fechar menu lateral

Ciclo de Cinema da Faculdade de Letras começa na próxima quarta-feira (25)

Começa nesta quarta (25) a 14ª edição do Ciclo de Cinema da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (Fale/UFJF). O evento faz parte do projeto de extensão “Cultura no Campus” e tem como objetivo oferecer uma programação gratuita e reflexiva aos participantes por meio de mostras temáticas.

Todas as quartas, às 15h, será exibido um filme dentro da temática “Cinema e Utopia: um outro mundo é possível” no anfiteatro da Fale. Em seguida, palestrantes convidados vão debater sobre a exibição, relacionando o filme ao assunto escolhido. A mostra é direcionada a todos os públicos. O interessado em participar deverá se inscrever na secretaria da Fale ou enviar e-mail para paulacmedeiros@yahoo.com.br. Ao final do ciclo, os participantes com 75% de frequência receberão certificado.

A escolha do tema foi baseada no conceito de altermundialismo, remetendo aos movimentos sociais que lutam contra a lógica mundial do neoliberalismo e consolidam o caráter de contestação utópico sobre a política e a economia vigentes no mundo contemporâneo.

Ao todo, sete filmes foram selecionados para integrar a mostra, que será realizada até o dia 6 de julho. Um dos destaques é o documentário “Conquista”, que será exibido no dia 8 de junho. O filme é uma produção de alunos da Faculdade de Comunicação da UFJF e foi desenvolvido em 2006 em um assentamento sem-terra, no sul do país. Para o debate foi convidado Felipe Hutter, um dos diretores da produção.

O Ciclo de Cinema da Fale é coordenado pelas professoras da Faculdade de Letras Enilce Rocha e Silvina Carrizo e conta com a participação da bolsista Paula Medeiros no desenvolvimento das atividades.

Confira abaixo a programação completa:

Dia 25/05 – Utopia e Barbárie – de Silvio Tendler, 2010 – 110 minutos
Apresentação de Paulo Roberto Leal

Dia 01/06 – Farenheit 451 – de François Truffaut, 1966 – 112 minutos
Apresentação de Alfredo Suppia

Dia 08/06 – Conquista – de Flávia Vilela e Felipe Hutter, 2006 – 58 minutos
Apresentação de Felipe Hutter

Dia 15/06 – Entre os muros da Escola – de Laurent Cantet, 2008 – 128 minutos
Apresentação de Wagner Lacerda

Dia 22/06 – Ao mestre, com carinho – de James Clavell, 1967 – 105 minutos
Apresentação de Miriam Volpe

Dia 29/06 – Na natureza selvagem – de Sean Penn – 148 minutos
Apresentação de Afonso Rodrigues

Dia 06/07 – A culpa é do Fidel – de Julie Gavras – 2006
Apresentação de Lúcio Reis Filho