Intecoop apresenta quatro trabalhos em Seminário de Extensão

A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Federal de Juiz de Fora (Intecoop/UFJF) apresentou quatro trabalhos no VII Seminário de Metodologia para Projetos de Extensão (Sempe) e V Seminário de Extensão Universitária da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realizado em abril em Natal (RN). O evento é um espaço de discussão, no qual professores, alunos e profissionais podem discutir problemas de orientação, concepção e realização de projetos de extensão de diversas modalidades.

O seminário contou com palestras, grupos de debates, oficinas, minicursos, apresentação de banners e sessões de relatos de experiências, além de discussões com foco em metodologias das áreas temáticas de comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção, e trabalho.

Participação da Intecoop

Intecoop apresentou quatro trabalhos no Sempe

No eixo temático referente à saúde, o trabalho apresentado pela Intecoop foi “o ensino de Enfermagem na UFJF: 1979 a 1989”. A pesquisa descreveu a graduação na área na primeira década após a criação do curso na UFJF. Na categoria trabalho, três artigos foram selecionados: “Economia Solidária e Desenvolvimento Sustentável no Município de Miradouro (MG)”, que fez um relato sobre a qualidade de vida dos produtores da agricultura familiar, culminando no aumento da renda familiar e no aquecimento da economia municipal, por meio do cooperativismo, “Projeto Outro Branco: Gestão de Desenvolvimento Social de Miradouro (MG)”, também referente aos agricultores deste município; e “Qualidade de Vida de Catadores de Materiais Recicláveis em Juiz de Fora (MG)”. Este último preocupou-se em avaliar a qualidade de vida dos catadores em relação aos domínios físico e psicológico, ao nível de independência e ao meio ambiente.

Segundo Petrônio Barros, coordenador da Intecoop e um dos autores do trabalho que envolve os catadores, “estes agentes sociais precisam estar envolvidos em oficinas educativas para discussão e sistematização de uma estratégia de cuidado à saúde, que possibilite solucionar os problemas identificados no dia a dia deles.”

Catadores de Juiz de Fora
A Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Juiz de Fora (Ascajuf) é acompanhada pela Intecoop e seus profissionais estão participando de um curso, iniciado em março, que visa a orientá-los sobre o trabalho com o lixo, além das condições necessárias de higiene e qualidade de vida. A atividade está sendo financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Intecoop.

Outras informações: Intecoop/UFJF – (32) 2102-3397