Semana de História aborda temas polêmicos que marcaram época

Termina nesta sexta (13), a XXVIII Semana de História, que está sendo realizada no Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Com o tema “Genocídios, Massacres e Nacionalismo”, o evento é voltado a estudantes, professores e profissionais da área.

De acordo com uma das organizadoras, a estudante Camila Martins, a Semana tem como objetivo abordar temas polêmicos que estão presentes na sociedade, desde a antiguidade clássica até o mundo contemporâneo. “São assuntos que ultrapassam o meio acadêmico e se inserem no nosso dia a dia. Trazem a reflexão sobre a violência implícita, por exemplo, nos movimentos nacionalistas.”

A programação conta com conferências, mesas redondas, minicursos e sessões de comunicação, além da presença de pesquisadores e historiadores do cenário brasileiro. O tema deste ano foi escolhido pelos próprios alunos, por meio de votação.

Na solenidade de abertura, que foi realizada na última segunda (9), a professora Célia Cristina Tavares (UERJ) deu início as atividades com a conferência “A Lenda Negra da Inquisição GOA”. Cerca de cem pessoas estiveram presentes, o que Camila considera um número positivo. “Creio que atendeu as expectativas, tanto de público como de conteúdo. Estamos bem servidos de todos os temas.”

Próximas atividades

A Semana de História também abordará os conflitos do Império Romano

Entre os assuntos ainda a serem abordados estão a constituição da Grécia Antiga, os conflitos internos do Império Romano, o genocídio e o imperialismo do governo norte-americano.

Camila considera como destaque da Semana de História a mesa redonda “Massacres no Mundo Contemporâneo”, com a participação de Écio Salles (secretário de cultura de Nova Iguaçu), Carlos Subuhana (CEA/USP) e Murilo Meihy (PUC/RJ), que será realizada na próxima sexta (13).

Ainda na sexta, ocorrerá a conferência de encerramento, ministrada por Cristina Pecequilo (Unifesp), que abordará o tema “Hegemonias e Conflitos no Século XXI”.  A organização estima que, no total, cerca de 200 pessoas participem da Semana.

O evento conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig). De acordo com Camila, essa parceria foi firmada há três anos e é importante para a realização do evento. “A Fapemig possibilitou a presença de palestrantes de outras universidades. São nomes de grande expressão nacional. Pessoas que só vemos e temos conhecimento por meio de livros.”

Além da Fapemig, o evento possui parceria com o Departamento de História, com o Programa de Pós-Graduação de História e é institucionalizado na Pró-Reitoria de Extensão.

A Semana
O evento é realizado anualmente e já faz parte do calendário da UFJF. “A Semana é considerada pelos alunos de história como uma das atividades mais importantes do ano, pois permite uma identificação com a graduação. Por isso, sempre buscamos um tema que atrai a atenção dos participantes”, declara Camila.

Confira aqui a programação completa do evento.