UFJF e UFMG realizam Simpósio de tecnologia de argamassas em Belo Horizonte

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), realiza entre os dias 17 e 20 de maio a nona edição do Simpósio Brasileiro de Tecnologia de Argamassas (SBTA), no Minascentro, em Belo Horizonte.

As inscrições para o evento, institucionalizado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), podem ser feitas até o dia 10 de maio pelo site www.ufjf.br/sbta2011. A taxa de inscrição é de R$ 330 para estudantes, R$ 380 para sócios da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (Antac), e R$ 450 para os demais participantes.

O SBTA reunirá as principais empresas, universidades, profissionais e laboratórios que trabalham no desenvolvimento e comercialização das argamassas. Serão discutidos temas como as propriedades da argamassa visando à durabilidade, seu desempenho e os novos materiais para revestimento. “Atualmente, a maioria dos edifícios é revestido de argamassa, que é uma etapa de custo elevado. E, mesmo assim, constatamos problemas nas edificações como as trincas. Por isso, precisamos discutir o tema, ainda mais no período em que a construção civil está em alta”, diz o professor da Faculdade de Engenharia, Pedro Kopschitz, um dos organizadores do simpósio.

Durante os quatro dias, serão realizados minicursos, palestras, apresentações de pesquisas e o Dia do Construtor, no qual novos produtos e técnicas serão divulgados. O evento contará com a presença dos professores Vasco Freitas, da Universidade do Porto (Portugal), Jean-Paul Balayssac, do Instituto Nacional de Ciências Aplicadas (França) e Denise Silva, da W.R. Grace & Co. Conn (EUA), além de Carlos Duarte, representante da Associação Portuguesa dos Fabricantes de Argamassa de Construção. “A participação desses profissionais permitirá um intercâmbio de conhecimentos e técnicas”, afirma Kopschitz. A estimativa da organização é de que cerca de 300 pessoas participem do simpósio.

Confira aqui a programação completa.