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Conferência discute os processos de comunicação voltados aos grupos populares e marginalizados

Até este sábado (7), está sendo realizada na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Facom/UFJF) e no campus da Faculdade Estácio de Sá (FES-JF) a 14ª Conferência Brasileira de Folkcomunicação (Folkcom). Única teoria comunicacional genuinamente brasileira, a folkcom foi criada pelo jornalista Luiz Beltrão na década de 60 com o objetivo de estudar os processos de comunicação por meio da troca de ideias e opiniões da população marginalizada e dos grupos populares.

José Marques de Melo palestrou durante a abertura do Folkcom

É a primeira vez que o evento é realizado em Juiz de Fora e tem como tema “o artesanato como processo comunicacional”, escolhido por caracterizar o Estado de Minas Gerais. Segundo a professora da FES-JF, Maria José Oliveira, a escolha foi a forma encontrada para valorizar os trabalhos populares. “Muitas vezes, o artesanato é visto de maneira superficial, apenas por sua estética. Na verdade, esses trabalhos contêm uma mensagem oculta que reflete a peculiaridade de cada região revelando seus aspectos socioeconômicos e culturais”, afirma a docente, que faz parte da equipe organizadora.

Segundo a professora, a teoria precisa ser mais divulgada no Brasil, pois ainda não é tão conhecida. “Muitos estudantes não sabem o que é a folkcomunicação. A iniciativa do evento é muito importante para dar respaldo e voz aos excluídos perante os olhos da sociedade.”

Na solenidade de abertura, o evento contou com a presença de 200 pessoas. Entre elas estudantes, professores e profissionais da área. Para a estudante de comunicação Luíza Sansão, o fato de o evento estar sendo realizado na cidade é importante para que o aluno possa conhecer esse campo de estudo. “Muita gente está conhecendo a folkcomunicação. O evento nos faz sair um pouco da área acadêmica tradicional, que algumas vezes desconsidera aquilo que vem do povo.” Já Lucas Mendes conta que não conhecia detalhes da teoria e que achou interessante a escolha do artesanato como tema. “Achei interessante trazer a cultura popular para as discussões de comunicação. Gostei muito da oficina sobre marketing político”, diz o estudante de comunicação.

Palestra de abertura reuniu cerca de 200 pessoas

A conferência conta com palestras, mesas redondas e oficinas. Os principais pesquisadores brasileiros na área estão presentes, entre eles José Marques de Melo, Betania Maciel, Antônio Hohlfeldt, Severino Lucena, Osvaldo Trigueiro e Cristina Schmidt. O evento também conta com a participação do professor Carlos Nogueira, da Universidade Nova de Lisboa (Portugal). O Folkcom é realizado desde o ano de 1998 com o apoio da Cátedra Unesco de Comunicação para o Desenvolvimento Regional.

Para o professor de Comunicação Social da UFJF, Paulo Roberto Leal, a folkcomunicação é mais um passo para consolidar a presença dos trabalhos da Facom em escala nacional. “Existe um esforço da nossa faculdade em ingressar no cenário da pesquisa, além de a Facom estar organizando eventos nacionais na área de comunicação.”