14ª edição do Folkcom começa na próxima semana

As inscrições para a 14ª Conferência Brasileira de Folkcomunicação (Folkcom), que será realizada pela primeira vez em Juiz de Fora, terminam nesta quinta-feira (28). Para se inscrever no evento, o interessado deve preencher a ficha de inscrição, disponível no site www.folkcom2011.com.br/insc.php. A taxa é de R$ 35 para estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Faculdade Estácio de Sá (FESJF), R$ 40 para universitários de outras instituições, R$ 55 para professores da UFJF e da FESJF e membros da rede Folkcom, e R$ 60 para demais profissionais da área (ver quadro).

Neste ano, a conferência terá como tema “o artesanato como processo comunicacional”, escolhido por caracterizar o Estado de Minas Gerais. O evento, registrado na Pró-Reitoria de Extensão, será realizado entre os dias 4 e 7 de maio na Faculdade de Comunicação (Facom/UFJF) e no campus da FESJF.

De acordo com o mestrando da Facom e um dos organizadores do evento, Guilherme Fernandes, a conferência tem o objetivo de divulgar a folkcomunicação, única teoria comunicacional genuinamente brasileira. A teoria, criada pelo jornalista Luiz Beltrão na década de 60, tem como objetivo estudar os processos de comunicação por meio da troca de ideias e opiniões da população marginalizada e dos grupos populares. “Elementos da cultura popular estão presentes em todo momento. Eles têm sido cada vez mais incorporados pelas mídias e grandes empresas. No Brasil, temos o exemplo de uma gigante do mercado de refrigerante que tem mudado a cor de sua tradicional lata durante o Festival de Parintins para respeitar as tradições daquela cultura”, afirma Fernandes.

Os principais pesquisadores brasileiros na área estarão presentes, entre eles José Marques de Melo, Betania Maciel, Antônio Hohlfeldt, Severino Lucena, Osvaldo Trigueiro e Cristina Schmidt. O evento também contará com a participação do professor Carlos Nogueira, da Universidade Nova de Lisboa (Portugal). O Folkcom é realizado desde o ano de 1998 com o apoio da Cátedra Unesco de Comunicação para o Desenvolvimento Regional. A expectativa da organização é que o evento reúna cerca de 200 pessoas.

Confira aqui a programação completa.