“Tenda de Minas Solidária” realiza desfile de peças artesanais

Produtos artesanais produzidos pelos empreendimentos solidários da Tenda de Minas

O projeto “Entreposto Tenda de Minas Solidária”, desenvolvido pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Federal de Juiz de Fora (Intecoop/UFJF), realiza no próximo sábado (30), a partir das 17h, o desfile artesanal “Reciclando com a Tenda de Minas”. O evento será realizado na quadra da escola de samba Unidos do Ladeira e pretende contribuir para a conscientização da população sobre a importância do uso e do destino dos resíduos sólidos de Juiz de Fora.

O desfile será organizado pelos 16 grupos de empreendimentos econômicos solidários que desenvolvem e comercializam produtos junto à Tenda de Minas. Entre eles estão a Lixarte, o grupo de artesanato da Penitenciária de Juiz de Fora, o Centro Sócio-Educativo de Menores Acautelados e a Trabalharte – Associação Pró-Saúde Mental. A iniciativa visa à preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável de Juiz de Fora.

Incentivo
A Tenda de Minas Solidária foi uma das quatro iniciativas da UFJF contempladas pelo edital do Programa de Extensão Universitária (Proext) em 2010. Na ocasião, o Ministério da Educação concedeu incentivo de R$ 50 mil. O valor está sendo usado para a aquisição de máquinas e equipamentos, de material de consumo e qualificação da equipe do projeto. A Tenda de Minas mantém uma loja para comercialização de produtos artesanais, localizada no Mercado Municipal, no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas.

Desfile Artesanal
Local: Quadra Unidos do Ladeira (Toca da Raposa) – Av. Brasil, 3840