Trabalharte participa de exposição no Pró-Música

Uma das obras desenvolvidas pelo projeto Trabalharte

A Trabalharte – Associação Pró-Saúde Mental, entidade acompanhada pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Federal de Juiz de Fora (Intecoop-UFJF), realiza entre os dias 9 e 29 de maio a exposição “Atemporalidades” com obras em tinta acrílica sobre telas no Centro Cultural Pró-Música. Dentre dezenas de propostas enviadas, a Trabalharte foi uma das escolhidas para a divulgação de seus trabalhos no projeto Galeria Renato de Almeida.

A Trabalharte é formada por cerca de 70 usuários da rede pública de saúde mental, que são encaminhados ao Centro de Convivência Recrear com o intuito de estimular sua capacidade de produção artística. A associação também possibilita que os trabalhos produzidos no local sejam vistos e divulgados e, assim, contribuam na geração de renda dos pacientes e suas famílias. Parte da comercialização também é revertida na compra de material.

Os pacientes acompanhados também desenvolvem acessórios femininos, como as pulseiras

A associação tem como objetivo promover a inclusão social e cultural das pessoas em tratamento com o apoio dos familiares e membros da comunidade. As oficinas oferecidas pelo projeto são ministradas por voluntários e bolsistas da prefeitura que instruem atividades como artesanato, artes plásticas e música. Segundo Ilka Soares, coordenadora do Centro de Convivência Recrear, a Trabalharte tem como função produzir “uma nova forma de diálogo com a sociedade, mediante processo de negociação e trocas por meio da produção artesanal e artística.”

Petrônio Barros, coordenador geral da Intecoop, afirma que “as atividades desenvolvidas pela Trabalharte são uma iniciativa importante para a cidade de Juiz de Fora, pois permite aos pacientes de saúde mental uma abertura para a vida em sociedade.”

Para Ilka Soares, o trabalho estimula e proporciona qualificação aos atendidos

Para Ilka, que está na fundação desde 1992, “é uma satisfação muito grande trabalhar no Centro de Convivência, pois são perceptíveis os benefícios revertidos para a vida das pessoas envolvidas no projeto, uma vez que ele estimula e proporciona qualificação.” A Trabalharte está localizada na Rua Tiradentes 75, Santa Helena. Outras informações (32) 2102-3397.

Exposição “Atemporalidades”
De 9 a 29 de maio