Inscrições de projetos de extensão em edital da Fapemig vão até dia 18

As inscrições para o edital de apoio a projetos de extensão que possuem interface com a pesquisa, lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), vão até as 17h da próxima segunda-feira (18).

Lançado pela primeira vez em 2007, neste ano, o edital prevê investimento de R$ 2 milhões em propostas extensionistas, o dobro do valor oferecido em 2010. A iniciativa tem como objetivo fortalecer as ações de extensão desenvolvidas junto à comunidade, por meio da pesquisa em áreas como saúde, educação, meio ambiente, cultura, agricultura familiar, entre outras.

As ações inscritas devem ser realizadas por grupos extensionistas formado por pesquisadores de uma ou mais instituições. Entre os itens que serão financiados pela Fapemig estão passagens e diárias, bolsas, despesas operacionais, equipamentos e materiais permanentes. O prazo máximo para execução das atividades é de 24 meses.

Inscrições
As propostas devem ser apresentadas sob a forma de projeto e preenchidas no site www.fapemig.br/agilfap. Apenas docentes doutores podem inscrever iniciativas extensionistas no edital. O resultado com as propostas selecionadas será divulgado no site www.fapemig.br, em data ainda a ser definida.

UFJF
Desde 2007, dez projetos extensionistas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) já foram contemplados com incentivo da Fapemig, somando cerca de R$ 440 mil. Em 2010, duas ações da Universidade foram aprovadas: “A Formação, o Trabalho dos docentes que atuam no ensino fundamental e a Avaliação sistêmica das escolas mineiras”, coordenada pela professora Maria da Assunção Calderano, e “Disseminação de práticas de prevenção ao uso de drogas e violência doméstica na assistência municipal”, desenvolvida pelo professor Telmo Mota Ronzani.

Confira aqui o edital.