Docentes devem apresentar propostas ao Proext 2011 até esta quinta (7)

Os professores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) interessados em apresentar propostas de programas ou projetos extensionistas para serem avaliados pelo Programa de Extensão Universitária 2011 (Proext) têm até as 12h da próxima quinta-feira (7) para entregar na Pró-Reitoria de Extensão (Proex)  a versão impressa da proposta, além da declaração de aprovação, que devem ser geradas por meio do Sigproj/MEC (Sistema de Informação e Gestão de Projetos).

Neste ano, o edital 04/2011 do Ministério da Educação prevê investimentos de até R$ 50 mil para projetos e de até R$ 150 mil para programas extensionistas selecionados pela comissão avaliadora da iniciativa. Para submeter propostas no Proext, o interessado deve, primeiramente, cadastrar no Sigproj/MEC dados relativos ao seu projeto ou programa. Antes da proposta ser encaminhada ao MEC, esta deverá ser aprovada pela Proex, conforme exigência do edital.

Após ser avaliada na Pró-Reitoria, o interessado deverá anexar a declaração de aprovação no SigProj, para só depois encaminhar a proposta. O envio online deverá ser efetivado até o dia 11 de abril pelo próprio docente. Os projetos e programas sem o aval da Proex não serão avaliados pelo MEC.

O edital prevê apoio a iniciativas extensionistas em 13 linhas temáticas. Caso o número de propostas da UFJF ultrapasse o limite determinado pelo MEC, caberá à Pró-Reitoria selecionar quais serão enviadas.

No último ano, o Proext contemplou quatro projetos de extensão da UFJF, que captaram cerca de R$ 168 mil. Criada em 2003, a iniciativa do MEC tem o objetivo de apoiar programas e projetos de extensão de instituições de ensino superior, que contribuem para a criação de políticas públicas.

Confira o edital aqui.

Calendário:

– Entrega da versão impressa da proposta e da declaração de aprovação na Proex: até 12h de 07/04/2011
– Envio das propostas pelo SigProj: até 11/04/2011
– Avaliação ad hoc das propostas: de 16/04/2011 a 1/05/2011