Fechar menu lateral

Livro reúne aspectos naturais e urbanos de três municípios da Zona da Mata

Com o objetivo de expor as atividades desenvolvidas no projeto de extensão “Urbanismo em Minas Gerais”, o professor do departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Fábio Lima, organizou o livro “Urbanismo em Minas Gerais: pelas Cidades”. A obra reúne resultados de levantamentos de dados para discussão do desenvolvimento urbano e rural dos municípios de Chácara, Mar de Espanha e Santana do Deserto, localizados na Zona da Mata Mineira.

Fábio Lima: “As idas e vindas aos municípios, a pesquisa nos acervos locais têm permitido a ampliação do conhecimento sobre as cidades mineiras”

Segundo Lima, esses três municípios apresentam semelhanças no processo de ocupação, além de guardarem aspectos culturais e ambientes naturais em comum. ­­“A escolha destas localidades privilegiou a territorialidade da bacia do Rio Cágado, que faz com que os municípios se relacionem através dos seus cursos d’água.” O livro é composto de textos, fotografias e mapas e busca representar o momento atual das três cidades, bem como seus problemas urbanos. “Não é tão simples abordar este mosaico que apresenta a proteção da memória e do patrimônio cultural, a preservação da paisagem natural, a educação, a assistência social, o transporte e a circulação urbana e rural, entre outros. Por isso, na obra, recorremos aos processos históricos para fundamentar as ações no presente e no futuro.”

Coautores
A produção do livro contou com a colaboração de professores, pesquisadores e alunos vinculados ao projeto desenvolvido por Lima. Entre os coautores estão Cássia Ferreira, Raquel Portes, Raquel Rezende, Denyse Delgado, Douglas Barbosa, Bianca Veiga, Carolina Eduardo e Valéria Rezende.

Para a geógrafa Raquel Rezende, o trabalho realizado junto ao grupo, assim como o livro, “é uma forma de resgatar a importância das pequenas cidades da Zona da Mata Mineira e dar visibilidade à comunidade dessas regiões”. Já para o arquiteto Douglas Barbosa, “o livro permitirá traduzir os conceitos de planejamento urbano nesses pequenos municípios e transmitir esses conhecimentos ao leitor interessado”.

A iniciativa

Mar de Espanha é um dos municípios retratados na obra

O projeto Urbanismo em Minas Gerais busca consolidar ações e atividades para o desenvolvimento urbano e rural dos municípios da Zona da Mata mineira. Segundo o professor Fábio Lima, o programa envolve ações de apoio e elaboração de planos diretores, delineamento de projetos urbanos e elaboração de mapeamentos municipais.

Para o docente, as atividades extensionistas desenvolvidas pelo grupo são fundamentais para o processo de capacitação das comunidades e para a aproximação junto aos representantes do legislativo. “O projeto oferece oportunidade para a formação de cidadãos mais conscientes do seu papel social e político. Também permite a abordagem multidisciplinar sobre os territórios, por parte de professores, pesquisadores e acadêmicos, além do contato direto com realidades distintas.”

Lançamento
O livro “Urbanismo em Minas Gerais: Pelas Cidades” será lançado na próxima quinta-feira (7), às 19h, no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm), localizado na rua Benjamin Constant 70, Centro. A entrada é gratuita.