Vai até esta sexta-feira (25) o prazo de inscrição para novos projetos de extensão na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Apenas docentes podem submeter propostas.
O formulário de inscrição é virtual e deve ser acessado por meio do ícone “Extensão” no Siga (Sistema Integrado de Gestão Acadêmica). Para evitar problemas, o acesso deve ser feito por meio do navegador Mozilla Firefox. Para submeter um novo projeto, o professor deverá clicar em “Novo Projeto” para que o formulário de inscrição seja aberto. Nele, o docente preencherá os dados gerais do projeto, bem como a equipe, parceiros externos, a descrição e a folha de recursos.
Na guia “Descrição”, o interessado deverá inserir as principais informações do projeto, como fundamentação teórica, objetivos, metodologia e público alvo. O professor ainda deverá solicitar o número de bolsas e justificá-las de acordo com as necessidades das atividades.
Já a “Folha de Recursos” deverá ser preenchida apenas em casos de ações extensionistas que possuem alguma fonte de renda, proveniente de um parceiro externo. Neste caso, o docente deverá informar uma estimativa de como serão usados os recursos durante o desenvolvimento dos trabalhos.
Alguns projetos são realizados em parceria com órgãos ou empresas externas. Neste caso, o professor deverá preencher a guia “Parceiro”, no qual irá inserir os dados do profissional responsável. Após a aprovação do projeto, será providenciado o convênio.
Envio do documento
Após preencher o formulário, o docente deverá gerar o arquivo em PDF, imprimi-lo, solicitar a aprovação do mesmo junto ao chefe do departamento, ao diretor da unidade acadêmica e ao parceiro externo e enviá-lo à Pró-Reitoria de Extensão, sob a forma de processo. A solicitação de bolsas só será analisada se o interessado cumprir o prazo e o procedimento estipulado. Posteriormente, os professores receberão, por meio de ofício enviado pela pró-reitoria, as informações sobre a aprovação do projeto e o número de bolsas concedido.