Fechar menu lateral

Estão abertas as inscrições para novos projetos de extensão na UFJF

Os professores interessados em desenvolver novas atividades extensionistas em áreas como saúde, educação, comunicação, cultura, meio ambiente, tecnologia e direitos humanos na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) já podem institucionalizar suas propostas na Pró-Reitoria de Extensão. O prazo para inscrição de novos projetos e programas para o ano de 2011 vai até o dia 25 de março.

Procedimento
Apenas docentes podem submeter propostas. O formulário é virtual e deve ser acessado por meio do ícone “Extensão” no Siga (Sistema Integrado de Gestão Acadêmica). O acesso deve ser feito por meio do navegador Mozilla Firefox. De acordo com a gerente de projetos, Cláudia Folhadella, o uso de outros programas de acesso à internet é um dos problemas mais comuns durante o preenchimento. “Alguns professores usam outros navegadores e reclamam que as caixas de diálogo não aparecem e as informações inseridas não são salvas. Para evitar esses problemas, solicitamos que os docentes usem o navegador indicado, já que o sistema de cadastro da extensão foi desenvolvido para funcionar no Mozilla.”

O professor deve clicar em “Novo Projeto” para que o formulário seja aberto. Para projetos contínuos, o campo “data de fim” não deverá ser preenchido. O Siga permite ao docente coordenador da ação acrescentar à equipe um vice-coordenador, além de colaboradores docentes, técnicos e externos.

Na guia “Descrição”, o interessado deverá inserir as principais informações do projeto, como fundamentação teórica, objetivos, metodologia e público alvo. O professor ainda deverá solicitar o número de bolsas e justificá-las de acordo com as necessidades das atividades.

A última etapa é a “Folha de Recursos”, que deverá ser preenchida apenas em casos de ações que possuem alguma fonte de renda, proveniente de um parceiro externo. O docente deverá informar uma estimativa de como serão usados os recursos durante o desenvolvimento dos trabalhos.

Alguns projetos extensionistas são realizados em parceria com empresas ou órgãos externos. Neste caso, o professor deverá preencher a guia “Parceiro”, no qual irá inserir os dados do profissional responsável pelo convênio. Caso a instituição não esteja listada, o docente deverá entrar em contato com a pró-reitoria, por meio do telefone 2102-3961, e solicitar o cadastramento da mesma. Após a aprovação do projeto, será providenciado o convênio.

Envio do documento
Com o formulário de inscrição preenchido, o interessado deverá gerar o arquivo em PDF pelo próprio sistema, solicitar aprovação do mesmo junto ao chefe do departamento, ao diretor da unidade acadêmica e ao parceiro externo e enviá-lo à Pró-Reitoria de Extensão, sob a forma de processo. A solicitação de bolsistas só será analisada se o coordenador cumprir o prazo e o procedimento estipulado. Os professores receberão por meio de ofício, enviado pela pró-reitoria, as informações sobre a aprovação do projeto e o número de bolsistas concedidos.