Os professores interessados em desenvolver novas atividades extensionistas em áreas como saúde, educação, comunicação, cultura, meio ambiente, tecnologia e direitos humanos na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) já podem institucionalizar suas propostas na Pró-Reitoria de Extensão. O prazo para inscrição de novos projetos e programas para o ano de 2011 vai até o dia 25 de março.
Procedimento
Apenas docentes podem submeter propostas. O formulário é virtual e deve ser acessado por meio do ícone “Extensão” no Siga (Sistema Integrado de Gestão Acadêmica). O acesso deve ser feito por meio do navegador Mozilla Firefox. De acordo com a gerente de projetos, Cláudia Folhadella, o uso de outros programas de acesso à internet é um dos problemas mais comuns durante o preenchimento. “Alguns professores usam outros navegadores e reclamam que as caixas de diálogo não aparecem e as informações inseridas não são salvas. Para evitar esses problemas, solicitamos que os docentes usem o navegador indicado, já que o sistema de cadastro da extensão foi desenvolvido para funcionar no Mozilla.”
O professor deve clicar em “Novo Projeto” para que o formulário seja aberto. Para projetos contínuos, o campo “data de fim” não deverá ser preenchido. O Siga permite ao docente coordenador da ação acrescentar à equipe um vice-coordenador, além de colaboradores docentes, técnicos e externos.
Na guia “Descrição”, o interessado deverá inserir as principais informações do projeto, como fundamentação teórica, objetivos, metodologia e público alvo. O professor ainda deverá solicitar o número de bolsas e justificá-las de acordo com as necessidades das atividades.
A última etapa é a “Folha de Recursos”, que deverá ser preenchida apenas em casos de ações que possuem alguma fonte de renda, proveniente de um parceiro externo. O docente deverá informar uma estimativa de como serão usados os recursos durante o desenvolvimento dos trabalhos.
Alguns projetos extensionistas são realizados em parceria com empresas ou órgãos externos. Neste caso, o professor deverá preencher a guia “Parceiro”, no qual irá inserir os dados do profissional responsável pelo convênio. Caso a instituição não esteja listada, o docente deverá entrar em contato com a pró-reitoria, por meio do telefone 2102-3961, e solicitar o cadastramento da mesma. Após a aprovação do projeto, será providenciado o convênio.
Envio do documento
Com o formulário de inscrição preenchido, o interessado deverá gerar o arquivo em PDF pelo próprio sistema, solicitar aprovação do mesmo junto ao chefe do departamento, ao diretor da unidade acadêmica e ao parceiro externo e enviá-lo à Pró-Reitoria de Extensão, sob a forma de processo. A solicitação de bolsistas só será analisada se o coordenador cumprir o prazo e o procedimento estipulado. Os professores receberão por meio de ofício, enviado pela pró-reitoria, as informações sobre a aprovação do projeto e o número de bolsistas concedidos.