Fechar menu lateral

Rondonistas da UFJF contam experiências e dificuldades que vivenciaram em Regeneração/PI

Ação de prevenção à hipertensão realizada pelos rondonistas

De volta a Juiz de Fora, a equipe de dez rondonistas da UFJF, que desenvolveu ações em áreas como saúde, educação e cultura no município de Regeneração (PI), contaram suas experiências e dificuldades que vivenciaram durante a Operação Zabelê, realizada na segunda metade do mês de janeiro.

Segundo a professora da Faculdade de Enfermagem Marli Salvador, a equipe da UFJF foi bem recebida pela população local e esse foi um diferencial na operação deste ano. “Não gosto de fazer comparação. Mais uma particularidade em Regeneração foi a grande receptividade que tivemos da população e das autoridades”, diz a coordenadora da equipe, que participa pela quarta vez da iniciativa do Ministério da Defesa.

Na cidade, dois docentes e oito alunos da UFJF desenvolveram ações que beneficiaram cerca de 3.500 pessoas, de todas as faixas etárias. Cada rondonista contava com o apoio de um morador do município, que mandava frequentemente mensagens de motivação. “Quando chegamos ao município, descobrimos que moradores da região foram escolhidos como ‘anjos’ de cada rondonista e que nos davam todo o apoio necessário. Isso motivou ainda mais a equipe a realizar um trabalho competente”, acrescenta Marli.

Improviso

Equipe desenvolveu atividades recreativas com as crianças do município

O estudante do quinto período de Educação Física, João Gabriel Santos, contou que a experiência em Regeneração foi importante para sua vida acadêmica, já que precisou lidar com desafios que não estava acostumado. “Lá, tivemos que praticar aquilo que aprendemos na faculdade, porém com um grande diferencial. Num local sem recursos, precisei adaptar o conhecimento e as ações às necessidades do município”, diz o estudante, que se surpreendeu no último dia da operação ao encontrar com um menino que pediu para seu pai levá-lo até o local onde eles estavam para se despedir. Entre as ações realizadas na área de educação física estavam atividades recreativas com crianças e idosos, minicursos para os professores da área e um torneio de futsal.

Grupo desenvolveu várias palestras para a população local

Outro momento que marcou a equipe da UFJF foi a apresentação do grupo de terceira idade “Cabelos de Prata”. “O último dia de ações na cidade foi de forte emoção, já que um grupo de idosos fez uma apresentação de despedida para os rondonistas. Durante as ações, eles se apegaram à equipe e nós a eles. Foi bastante difícil ver alguns deles chorando com a nossa partida”, lembra Danieli Rodrigues. A estudante do sétimo período de Serviço Social conta que o trabalho na cidade foi difícil, porém a experiência valeu a pena. “Nos esforçamos bastante para realizar o melhor trabalho possível para a comunidade. Foi bastante cansativo, principalmente devido à alta temperatura da região. Mas foi ao mesmo tempo gratificante, já que conheci uma realidade e uma cultura completamente diferente da minha e pude colocar meus conhecimentos em prática.”

Mãos à obra

Ao final da operação, rondonistas da UFJF se preparam para retornar a Juiz de Fora

A rotina de trabalho começava logo no início do dia e, em algumas ocasiões, terminava só à noite. “Durante os doze dias em Regeneração, acordávamos às 6h e íamos para a escola ABC da Alegria, que serviu como base para a realização das atividades. As ações como palestras e atividades preventivas aconteciam ao longo do dia. Algumas vezes, só saíamos de lá à noite, após os torneios esportivos promovidos pela equipe”, conta Rafaela Martins, acadêmica do sétimo período de Pedagogia. “A experiência de participar do Projeto Rondon é única, já que tive contato com outra realidade. Acredito que aprendi mais do que ensinei. A convivência com pessoas de hábito e cultura diferentes dos nossos foi bastante intensa e rica.” No município, Rafaela desenvolveu atividades pedagógicas com os educadores, além de palestras sobre incentivo à leitura, reciclagem e inclusão social.

Confira aqui a galeria de fotos.

Equipe:

Professores
Marli Salvador
Maria Vitória Hoffmann

Alunos

Danieli Rodrigues
Jacqueline Farias
Júlia Linhares
Juliana Chaves
João Gabriel Santos
Lucas Nunes
Marcélia Barbosa
Rafaela Martins