Língua Estrangeira: Terceira idade em busca de novos conhecimentos

Projeto é desenvolvido no Pólo de Envelhecimento, localizado na Casa de Cultura

Muitas pessoas quando passam dos 40 anos buscam realizar atividades estimulantes como, por exemplo, aprender a usar o computador ou estudar uma nova língua. Mas, na maioria das vezes, sentem dificuldades em acompanhar o ritmo das aulas de um curso frequentado por pessoas mais jovens. Pensando nisso, a Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza um projeto de extensão que oferece cursos de língua estrangeira voltados para pessoas com mais de 45 anos. A ação faz parte do programa “Polo Interdisciplinar na Área do Envelhecimento”.

Nunca é tarde para começar

Sandra Arbex: “A terceira idade tem sede de conhecimento”

Segundo a coordenadora do polo, professora Sandra Arbex, o curso tem sido um dos mais procurados pela terceira idade, com participação maior de mulheres. “A busca por uma segunda língua tem aumentado muito nos últimos tempos. A mulher ganhou autonomia, tem se interessado mais por cultura e está fazendo mais viagens.”

Por ter um público alvo bastante diferenciado, as aulas são ministradas de forma a atender às necessidades dos alunos. “Elas são conduzidas de forma dinâmica, de acordo com as expectativas da turma. É uma metodologia que apresenta modalidades diversificadas como música, filmes e teatro para que desperte o interesse e motive os alunos a participarem”, ressalta a coordenadora do curso, professora Ângela Maria Kaled.

As atividades são ministradas por bolsistas do curso de Letras. Segundo Ângela, para lecionar no projeto, o universitário deve gostar da temática do envelhecimento e estar preparado para lidar com a terceira idade. “O bolsista tem que ter ritmo e paciência. Temos observado um ótimo entrosamento entre eles e os alunos.”

A bolsista Luy Braida diz estar satisfeita com o desempenho de sua turma de inglês e aproveita a oportunidade para aprender com eles. “Eu me sinto muito feliz em lecionar para esse público. É uma turma muito boa, interessada e carinhosa. Nós trocamos experiências o tempo todo.”

Curso diferenciado
A aluna Rita Maria de Souza, 58 anos, conta que optou por fazer o curso oferecido pela UFJF, por ser destinado a pessoas da mesma faixa etária. “Eu queria aprender inglês, mas ficava desanimada de entrar em um curso comum. Aqui no Polo de Envelhecimento está todo mundo equiparado.”

Já Maria Lúcia Ferreira, 71 anos, procurou aprender um segundo idioma para auxiliar em suas viagens. “Gosto muito de viajar e o inglês é muito útil nessas ocasiões.” Outro motivo que a levou a participar do projeto são as exigências atuais da sociedade. “O mundo de hoje exige que saibamos outra língua e estejamos sempre bem informados. Aprender um novo idioma abre caminhos. É uma oportunidade que não podemos perder.”  O projeto, desenvolvido na Casa de Cultura, oferece cursos de inglês, espanhol, italiano e francês com duração de quatro semestres letivos.

Inscrições foram abertas no dia 1º de fevereiro

Os interessados devem procurar a secretaria do Pólo do Envelhecimento, que fica na Casa de Cultura, localizada na Avenida Rio Branco 3372,. Para se inscrever, o aluno deve apresentar comprovante de residência, carteira de identidade e CPF. São oferecidas 30 vagas para cada turma e a taxa de matrícula é de R$ 43, mesmo valor da mensalidade.

Outras informações pelo telefone: (32) 3215-4694