Projeto Rondon: Professores devem entregar propostas de trabalho até o dia 23

Os professores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) que se inscreveram para participar das operações de julho de 2011 do Projeto Rondon devem entregar, impreterivelmente, na Pró-reitoria de Extensão até o dia 23 de fevereiro a proposta de trabalho (em CD) para a operação ao qual foram designados.

Neste semestre, quatro equipes da UFJF tiveram suas inscrições confirmadas pelo Ministério da Defesa (ver quadro). De acordo com a gerente de projetos de extensão, Cláudia Folhadella, as propostas de trabalho devem ser redigidas de forma objetiva, conforme as exigências do edital. “Elas devem atender as especificações do convite e conter ações para as quatro áreas do conjunto escolhido. O professor também deve apresentar um diagnóstico do município. Para isso, é necessária a realização de uma pesquisa prévia.”

Resultado
A lista final das propostas selecionadas para participarem das operações será divulgada no dia 19 de março no site do Projeto Rondon. Após a publicação do resultado, a comissão organizadora realizará a viagem precursora, de caráter obrigatório, dos professores-coordenadores aos municípios, que tem como objetivo ajustar a proposta à realidade e à necessidade da comunidade local. Neste ano, cada equipe inscrita será formada por dez integrantes, sendo um professor e, no mínimo, oito estudantes, que devem estar cursando a segunda metade do curso de graduação e não terem participado de operações anteriores.

Operações
As atividades serão realizadas entre os dias 11 e 30 de julho. Nesse período, o Projeto Rondon realizará as operações Peixe-Boi, no estado do Amazonas, Oiapoque, no Amapá, Arara Azul, no Mato Grosso do Sul, e Tuiuiu, em Mato Grosso. A previsão é de que 1.200 estudantes e professores universitários de todo o país participarão do Projeto Rondon nas 61 cidades participantes.