Fapemig lança edital de apoio a projetos de extensão

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) publicou o edital 2011 de concessão de incentivos aos projetos de extensão que possuem interface com a pesquisa.

Lançado pela primeira vez em 2007, neste ano, a fundação destinará R$ 2 milhões às propostas aprovadas, o dobro do valor oferecido em 2010. O edital tem como objetivo fortalecer as ações extensionistas desenvolvidas junto à comunidade, por meio da pesquisa em áreas como saúde, educação, meio ambiente, cultura, agricultura familiar, entre outras. O prazo máximo para execução das atividades é de 24 meses.

Os projetos inscritos devem ser realizados por grupos extensionistas, composto por pesquisadores de uma ou mais instituições. Entre os itens que são financiados pela Fapemig estão equipamentos e materiais permanentes, passagens e diárias, bolsas e despesas operacionais.

Inscrições
As propostas devem ser apresentadas sob a forma de projeto e preenchidas no site www.fapemig.br/agilfap. Para enviar a proposta, o professor responsável pelo projeto deve ter doutorado. O órgão só aceitará as propostas devidamente preenchidas, conforme determinado pelo edital 07/2011. As inscrições podem ser realizadas até as 17h do dia 18 de abril.
O resultado final com as propostas selecionadas será divulgado no site www.fapemig.br, em data ainda a ser definida.

UFJF
Desde 2007, dez projetos extensionistas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) já foram contemplados com incentivo por meio da Fapemig, somando mais de R$ 440 mil. Em 2010, duas ações da Universidade foram contempladas pelo edital: “A Formação, o Trabalho dos docentes que atuam no ensino fundamental e a Avaliação sistêmica das escolas mineiras”, coordenada pela professora Maria da Assunção Calderano, e “Disseminação de práticas de prevenção ao uso de drogas e violência doméstica na assistência municipal”, desenvolvido pelo professor Telmo Mota Ronzani.

Confira aqui o edital.