UFJF realiza simpósio sobre manifestações carnavalescas

O departamento de Geociências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza entre os dias 15 e 20 de fevereiro o I Simpósio Nacional sobre Espacialidades e Temporalidades de Festas Populares – carnavais e manifestações carnavalescas.

Coordenado pelo professor Carlos Eduardo Santos Maia, o evento contará com mesas redondas, lançamentos de livros e revistas, exposições e trabalho de campo. Voltado para alunos de graduação e pós-graduação, professores da educação básica, profissionais e pessoas ligadas ao carnaval, o evento tem como objetivo discutir as manifestações carnavalescas em um cenário mais amplo. “Queremos debater essa festa popular com uma abrangência mais nacional. Não focando apenas nos carnavais do Rio de Janeiro e Salvador, já tão difundidos. Teremos apresentações de pesquisas de estados como Rio Grande do Norte e Paraná”, diz Maia.

Para o professor, a realização de um evento para debater as festas populares permitirá uma discussão acadêmica do tema, que ainda é pouco difundido nas universidades. “O brasileiro é um povo festeiro desde o período colonial. Mesmo assim, dentro das faculdades, ainda há poucas pesquisas nessa área. Com a discussão proposta, iremos abordar os aspectos sociais, artísticos, históricos e geográficos dessa manifestação.” Além do carnaval, o simpósio também promoverá debates sobre as manifestações carnavalescas presentes em outras festas, como as religiosas e a parada do orgulho gay.

O evento de extensão, que será realizado no Ritz Hotel, contará com a presença de professores e alunos de diversas instituições de ensino superior do país, além de profissionais do carnaval juizforano, como carnavalescos, presidentes de agremiações e a rainha da festa de momo na cidade, que relatarão suas experiências no mundo do samba.

Inscrições
Os interessados podem se inscrever até essa segunda (7). O formulário de inscrição deve ser enviado para o e-mail carlos.maia@ufjf.edu.br. A taxa é de R$ 50 para alunos da graduação e professores da educação básica e de R$ 100 para estudantes de mestrado e doutorado. Para os demais profissionais, o valor é de R$ 150. O pagamento deverá ser realizado por meio de depósito bancário (ver quadro) e o comprovante deverá ser apresentado no primeiro dia do evento.

Confira aqui a programação.