Equipe da UFJF chega ao Piauí e desenvolve primeiras ações com os moradores de Regeneração

Equipe da UFJF recebida pelo governador Wilson Martins

A equipe multidisciplinar de professores e alunos enviada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) ao Projeto Rondon começou a desenvolver as primeiras ações junto à comunidade de Regeneração (PI).

Após uma rápida passagem por Teresina, onde os dez integrantes se encontraram com os militares do 25º Batalhão de Caçadores do Piauí e com o governador do estado, Wilson Nunes Martins, a equipe desembarcou em Regeneração no dia 16 de janeiro.

Primeiro dia de ações da Operação Zabelê em Regeneração

Na cidade, o grupo se encontrou com as autoridades locais, que os levaram para o alojamento e comentaram sobre as necessidades do município. No dia seguinte, os estudantes, coordenados pelas professoras Marli Salvador e Maria Vitória Hoffman, conheceram os setores que estão relacionados às ações a serem desenvolvidas e se deslocaram até a escola pública, na qual prepararam as primeiras ações a serem aplicadas aos alunos.

As atividades começaram no dia 18 de janeiro, quando o grupo promoveu palestras e debates sobre variados temas. Na área de saúde, as acadêmicas Jacqueline Farias e Marcelia Barbosa abordaram o tema humanização e acolhimento, enquanto João Gabriel Santos, Juliana Chaves e Júlia Linhares debateram doenças como hipertensão, diabetes e obesidade. A discussão sobre a importância dos direitos e dos deveres ficou sob responsabilidade de Danieli Rodrigues. Já a relação entre mídia e cultura foi abordada pelo universitário Lucas Nunes, enquanto Rafaela Martins focou suas ações nas técnicas de educação e no incentivo à leitura.

Confira aqui a Galeria de Fotos