Escolas de Informática e Cidadania abrem inscrições

Inscrições para a escola do São Mateus já começaram

Estão abertas as inscrições para a Escola de Informática e Cidadania (EIC) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), localizada no bairro São Mateus.  A iniciativa, voltada para pessoas de diversas faixas etárias, tem como objetivo promover a inclusão digital por meio de um curso básico, com duração de um semestre letivo. O material é disponibilizado gratuitamente e os alunos que comprovarem baixa renda estão isentos da mensalidade.

Os interessados devem procurar a escola, na Rua Mamoré, 11, de segunda à sexta-feira, em horário comercial. É necessária a apresentação da identidade e do comprovante de residência e, no caso de pedido de isenção da mensalidade, o comprovante de renda. As aulas terão início em março.

Outras EICs

Na escola do bairro São Padro, as inscrições começam no início de março

A unidade do Monte Castelo inicia suas inscrições na próxima segunda (24). O aluno deve ter, no mínimo, 12 anos. Para se inscrever, o interessado deverá apresentar o documento de identidade e o comprovante de residência na secretaria da EIC, na Rua dos Palmares, 78. As aulas estão previstas para começarem em fevereiro.

Já na unidade do bairro São Pedro, a matrícula deve ser realizada entre os dias 1º e 4 de março. As aulas começarão no dia 14 do mesmo mês. A documentação é a mesma exigida pela escola do Monte Castelo.  Para as três unidades, as inscrições podem ser feitas enquanto houver vagas.

O projeto

Para o professor Tarcísio Lima, uma das vantagens é que o curso é certificado pela UFJF

A ação extensionista é coordenada pelo professor Tarcísio Lima, do Departamento de Ciência da Computação do Instituto de Ciências Exatas (ICE), em parceria com o Comitê para Democratização da Informática e Cidadania (CDInfo). Mais de mil pessoas já foram beneficiadas com o projeto que, atualmente, conta com a colaboração de dez bolsistas.

De acordo com Lima, “existem bons cursos na cidade, mas o da EIC não está nem um pouco aquém. Sem dúvida, o grande diferencial é a qualidade certificada da UFJF.” Ao final do curso, os alunos com rendimento superior a 60% recebem certificado de aprendizagem. Cerca de 130 participantes se formam por semestre nas escolas de informática.

Outras informações:
(32) 3232-2216 (EIC São Mateus)
(32) 3231-2693 (EIC Cidade Alta)
(32) 3225-3148 (EIC Monte Castelo)