Líderes de cooperativas incubadas na Intecoop são escolhidas como agentes do projeto Brasil Local

O projeto Brasil Local, mantido pela Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (Senaes/MTE), divulgou a lista de candidatos selecionados para atuarem como agentes de desenvolvimento em Minas Gerais.

Coordenadora da Tenda de Minas Solidária será uma das agentes do Brasil Local em Juiz de Fora

Para a região de Juiz de Fora, foram selecionadas Ângela Maria Vilela Pinto, coordenadora da Tenda de Minas Solidária, e Maria Geralda Souza Lopes, presidente da Cooperativa de Portadores de Deficiência (Coopdef). Ambas dirigem entidades acompanhadas pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Federal de Juiz de Fora (Intecoop/UFJF).

Segundo o coordenador do Brasil Local em Minas Gerais, Edgard Leite de Oliveira, a seleção dos agentes foi realizada em cada cidade participante do projeto. Para isso, foram convidados sindicatos e entidades relacionadas à economia solidária. “Lançamos um edital público e criamos uma comissão avaliadora na cidade. Além disso, os candidatos também precisavam ser aprovados pelo Fórum Regional de Economia Solidária.”

Aprendizado
Para Ângela Maria, a participação como agente no projeto permitirá novas experiências. “A expectativa é imensa, já que irei adquirir aprendizado. Ando por várias cidades da Zona da Mata e percebo que o trabalho de vários profissionais, como os de artesanato, não é conhecido”, afirma ela, que trabalha há 42 anos com economia solidária.

Ângela ainda acredita que as atividades de áreas como culinária, artesanato e agricultura familiar necessitam de maior divulgação. “Precisamos anunciar esses trabalhos para torná-los conhecidos, estimulando a geração de renda, por meio da qualificação dos profissionais e do estímulo à comercialização solidária.”

Os agentes atuam como interlocutores desses profissionais. De acordo com Oliveira, a função do agente é identificar as potencialidades e as dificuldades enfrentadas pelos pequenos empreendedores. “Eles são os principais atores do projeto, já que implantam as ações do Brasil Local nos municípios.” Além disso, também é função dos agentes elaborarem um diagnóstico na busca por soluções adequadas.

O programa
O Brasil Local é um projeto destinado à geração de trabalho e renda por meio da economia solidária, facilitando o acesso dos pequenos empreendimentos às políticas públicas de capacitação, de crédito comunitário, de equipamentos e de formalização e escoamento da produção.

O programa é destinado a grupos produtivos de diversas áreas como agricultura familiar, vestuário e artesanato e tem como prioridade os empreendimentos organizados por mulheres, jovens e beneficiários do Bolsa Família. O Brasil Local já apoiou 687 grupos produtivos em quase 200 municípios, atingindo um público alvo de 42 mil trabalhadores.