Fechar menu lateral

Equipe embarca para o Piauí para representar a UFJF no Projeto Rondon

Equipe multidisciplinar da UFJF embarcará para Regeneração no sábado (15)

A equipe multidisciplinar da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), coordenada pela professora da Faculdade de Enfermagem, Marli Salvador, embarca neste sábado (15) para o município de Regeneração (PI) para participar da Operação Zabelê do Projeto Rondon. Na região, o grupo, formado por dois professores e oito alunos da Universidade, de cursos como medicina, enfermagem, educação física, letras, pedagogia e serviço social, desenvolverão ações extensionistas nas áreas de saúde, educação, cultura e direitos humanos.

Experiência
A estudante do curso de enfermagem Marcélia Barbosa diz estar animada em participar do projeto. “Estou muito ansiosa. Lá, desenvolveremos várias ações da minha área, permitindo uma experiência única. Lidar com os usuários do sistema de saúde de uma localidade distante contribuirá para o meu aprendizado.

Município tem aproximadamente 18 mil habitantes

Já Jacqueline Farias, que também é estudante de enfermagem, diz estar preparada para os desafios da operação. “Estamos prontos para o desenvolvimento de um trabalho de qualidade junto à população de Regeneração. Realizaremos ações para prevenção de doenças em diversas faixas etárias, como a infância, a adolescência e a terceira idade, além de cuidados com a saúde da mulher, por meio de campanhas e debates.”

As atividades físicas também não ficarão de fora. João Gabriel Santos, aluno de educação física, já estruturou quais serão as ações realizadas junto às crianças e aos adolescentes. No planejamento, constam atividades recreativas para o desenvolvimento das crianças, a realização de gincanas e de um minicurso de ginástica artística, além da promoção de um campeonato esportivo. “Pretendo organizar um torneio de futsal. Espero que o trabalho desenvolvido pela equipe da UFJF seja bastante satisfatório e possa gerar frutos para o município no futuro.”

Representante do curso de pedagogia, Rafaela Martins focará suas ações em temas ligados ao sistema educacional. “Minhas expectativas são as melhores possíveis. O grupo está bem entrosado. Desenvolverei várias ações pedagógicas, como oficinas de reciclagem, de incentivo à leitura em salas de aula, além de palestras sobre a importância da inclusão dos deficientes físicos nas escolas.”

Adequação das ações

Professora Marli Salvador (à esq.) durante a viagem precursora realizada em novembro

Para adequar as atividades propostas à realidade do município, a professora Marli Salvador realizou no mês de novembro a viagem precursora. “Nós fomos muito bem recebidos. Todos os serviços do município ficaram a nossa disposição. Fizemos um levantamento de tudo o que foi presenciado na cidade para discutirmos com a equipe.” Entre as dificuldades constatadas pela docente estão a precária rede de esgoto e a constante falta de água potável. Além disso, a Vigilância Sanitária local solicitou à professora a realização de uma campanha de conscientização sobre a importância da higiene.

A operação Zabelê será realizada entre os dias 15 e 31 de janeiro de 2011. Será a quarta vez que Marli participa do Projeto Rondon. Antes disso, ela já havia atuado nas cidades de Riachuelo (SE), Juarez Távora (PB) e Senador Rui Palmeira (AL).

Equipe:

Professores
Marli Salvador
Maria Vitória Hoffmann

Alunos

Danieli Rodrigues
Jacqueline Farias
Júlia Linhares
Juliana Chaves
João Gabriel Santos
Lucas Nunes
Marcélia Barbosa
Rafaela Martins