Programa Boa Vizinhança entrega certificados a 11 alunos do curso de inglês

Cerimônia foi realizada no anfiteatro da Faculdade de Letras

No último sábado (4), 11 alunos do terceiro módulo concluíram o Curso Básico de Inglês oferecido pela Pró-reitoria de Extensão (Proexc), por meio do programa Boa Vizinhança. A cerimônia de entrega dos certificados foi realizada no auditório da Faculdade de Letras (Fale), onde estavam presentes a coordenadora do projeto Marta Cristina da Silva, os instrutores Guilherme Domingos Silva e Mariana Schuchter e os formandos.

A professora Marta Cristina agradeceu a participação de todos os profissionais da unidade acadêmica envolvidos no programa de extensão. Ela ressaltou a importância do inglês nos dias de hoje e aconselhou os alunos a refletirem sobre o idioma e a aproveitarem o conhecimento adquirido. Ela ainda citou casos de estudantes que passaram pelo Boa Vizinhança e hoje se encontram inseridos no mercado de trabalho, além de alunos que se sentiram estimulados a continuar estudando. “Nós avaliamos o resultado como positivo porque na turma que terminou em julho, por exemplo, alguns alunos já ingressaram no curso de espanhol. Nós temos também pessoas que depois de participarem do curso fizeram o vestibular e estão atualmente no nosso curso de letras.”

Prof. Marta Cristina ao lado do instrutor Guilherme Domingos

Já o instrutor Guilherme Domingos aproveitou para agradecer a participação dos alunos durante o período de convivência e fez um balanço positivo. “A turma era muito boa. Eles eram bem interessados e esforçados. Acredito que estão aptos a lerem o inglês básico, em qualquer ocasião. Estou muito satisfeito. A sensação é de dever cumprido”, diz o estudante do quarto período de Letras.

O bolsista buscou oferecer aos estudantes aulas dinâmicas e diversificadas. “Além do livro que nós seguimos, tínhamos música, vídeos, exibições em PowerPoint, tudo para não ficar monótono. Na última aula fiz um game para relembrar toda a matéria.”, explica.

Domingos entrou como substituto da bolsista Mariana Schuchter, que se afastou do projeto por causa da licença maternidade. Mariana também agradeceu a relação de aprendizagem mútua e destacou o desempenho de alguns alunos.

Momento de confraternização entre os alunos

Após a entrega dos certificados, os presentes se reuniram para um coffee break, no qual puderam celebrar essa etapa concluída de suas vidas. A turma do terceiro módulo iniciou suas atividades em agosto de 2009.

Ao final do evento, a professora Marta anunciou aos formandos que, por meio de uma parceria com o diretor do curso Bridge Over Cam, Ricardo Goiatá, um aluno do Boa Vizinhança será contemplado com bolsa integral no módulo avançado da escola. Com a novidade, foi feito um sorteio entre os estudantes com melhor desempenho, no qual Rômulo de Oliveira Haramoto foi contemplado com a bolsa. Os demais estudantes do projeto também serão beneficiados com desconto.

Planos futuros

Formandos com o certificado entregue na cerimônia

A secretária Greycieli Fedoce Ferreira é uma das alunas que receberam o certificado. A moradora do bairro Ipiranga conta que se surpreendeu com a qualidade do curso. “Achei que era aquele inglês, tipo de escola, que só fica preso ao verbo to be. Mas foi bem mais que esperávamos, foi ótimo.”
Depois de um ano e seis meses estudando uma das línguas mais faladas no mundo, Greycieli se sente confiante com o que aprendeu. “Me sinto segura. Quando vejo filme, às vezes consigo traduzir sem olhar a legenda. Isso ajuda muito.”

A secretária pretende continuar se aperfeiçoando no idioma, cursando outros níveis da língua estrangeira. Esta também é a intenção da estudante Mirelly de Paula, que também faz parte da turma que finalizou suas atividades. A jovem de 17 anos acredita que com o inglês no currículo conseguirá arrumar um bom emprego. “O diploma vai abrir portas. Eu queria tanto aprender o inglês como pegar o certificado porque abre caminhos, ainda mais o da UFJF. O curso vai fazer muita diferença no meu currículo, mesmo sendo o básico.”