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Intecoop e associação de apicultores lançam campanha de incentivo ao consumo de mel

A Associação dos Apicultores de Juiz de Fora e Região (Apijur), apoiada pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Federal de Juiz de Fora (Intecoop/UFJF), lançou a “Campanha de Incentivo ao Consumo de Mel”. De acordo com o vice-presidente da Apijur, Antônio Neves, a campanha tem como objetivo “mostrar o mel de um ponto de vista diferente para que as pessoas passem a enxergá-lo como um alimento completo e não como um remédio.”

A Apijur funciona desde setembro de 1991 e conta hoje com 45 associados em Juiz de Fora e região. É uma sociedade civil sem fins lucrativos que tenta desenvolver a apicultura, com enfoque voltado à economia solidária, para a geração de renda e inclusão dos produtores no mercado. Para isso, promove reuniões entre apicultores, técnicos e pessoas ligadas à produção de mel para intercâmbio técnico, social e cultural. Até hoje, a associação ainda não possui uma sede própria e funciona na casa do presidente, Lúcio Guilhon. De acordo com Neves, “a associação busca um lugar para se estabelecer e poder melhorar sua atividade na região”.

Segundo o professor Petrônio Barros, trabalho da associação está de acordo com os objetivos da Intecoop

Com o apoio da Intecoop, a associação pretende fortalecer a apicultura na região e montar uma cooperativa regional de apicultores para tornar a atividade autossustentável. Segundo Neves, a iniciativa servirá para unificar os produtores e fazer com que o processo de produção, processamento e venda passe a ser feito de uma forma que reduza os custos que o produtor individual tem hoje, gerando assim mais competitividade no mercado.

Petrônio Barros, coordenador geral da Intecoop, diz que “o trabalho feito pela Apijur está dentro dos moldes que a incubadora busca, pois além de fazer um produto de qualidade e um comércio justo, ela ainda gera renda e emprego e contribui para o meio ambiente.”

Outras informações:  Intecoop: 2102-3397

Conheça aqui a Campanha de Incentivo ao Consumo de Mel.