Projeto Rondon: Proexc inscreve quatro equipes para operações de julho de 2011

A Pró-reitoria de Extensão (Proexc), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), realizou quatro inscrições de equipes da instituição (ver quadro), número máximo determinado pelo Ministério da Defesa, para as operações do Projeto Rondon, que serão realizadas em julho de 2011 nos estados do Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

A lista com as universidades inscritas e com a definição do município para o qual a proposta de trabalho deverá ser encaminhada será divulgada no dia 10 de dezembro, no site do projeto. Todas as inscrições da UFJF são para o conjunto de atividades A, composto por áreas como cultura, direitos humanos, educação e saúde.

Segunda fase
Já na segunda etapa, os professores deverão formular a proposta de trabalho. Nela, deverá ser descrita, em detalhes, as atividades que serão desenvolvidas. A Proexc aguarda a disponibilização do sistema online do Ministério da Defesa para definir qual será o procedimento de envio da proposta a ser seguido, já que o convite do Projeto Rondon sofreu mudanças neste ano. A lista final das propostas selecionadas será divulgada no dia 19 de março.

A Comissão de Avaliação de Propostas do Projeto Rondon (CAPPR) é a responsável por avaliar e selecionar as propostas. Após a divulgação do resultado, o Projeto Rondon organizará a viagem precursora, de caráter obrigatório, dos professores-coordenadores aos municípios para ajustar a ideia de trabalho à realidade e à necessidade da comunidade local.

As equipes precisam ser multidisciplinares e compostas por dez rondonistas, sendo, no mínimo, oito universitários. Para participarem, os estudantes deverão estar cursando a segunda metade da graduação e não ter participado de operações anteriores.

Operações
De acordo com o cronograma, as atividades serão realizadas entre 8 de julho e 1º de agosto de 2011. Nesse período, o Projeto Rondon realizará as operações Peixe-Boi, localizada no Amazonas, Oiapoque, no Amapá, Arara Azul, no Mato Grosso do Sul, além da Tuiuiu, no Mato Grosso. Ao todo, 61 municípios das quatro regiões participarão das operações de julho.

Prof. Marli Salvador (à esq.) participará da operação Zabelê em janeiro

O projeto Rondon é coordenado pelo Ministério da Defesa e tem como objetivo permitir que professores e alunos universitários atuem como voluntários durante as férias acadêmicas em atividades sócio-educativas em municípios carentes das mais variadas regiões.

Professores e alunos  da UFJF já atuaram em ações do Projeto Rondon nos últimos anos, como as operações Amazonas, Nordeste, Centro-Norte, Centenário da Comissão Rondon e Grão-Pará. Em janeiro do próximo ano, a equipe coordenada pela professora da Faculdade de Enfermagem, Marli Salvador, embarca para Regeneração, Piauí, para participar da operação Zabelê.

Acesse aqui o convite da operação