Fechar menu lateral

Projeto Rondon: Professora Marli Salvador visita município de Regeneração

Marli Salvador (à esquerda) viajou para Regeneração para adequar as ações ao município

Entre os dias 7 e 13 de novembro, a professora da Faculdade de Enfermagem, Marli Salvador, viajou ao município de Regeneração, no Piauí. O objetivo da visita era ajustar a proposta de trabalho aprovada na operação Zabelê, do Projeto Rondon 2011, à realidade e às necessidades da cidade. A viagem, de caráter obrigatório, foi supervisionada pelo Ministério da Defesa.

De acordo com Marli, a viagem foi positiva e relevante para o plano de trabalho que será desenvolvido. “Nós fomos muito bem recebidos. Todos os serviços do município ficaram a nossa disposição. Fizemos um levantamento de tudo o que foi presenciado na cidade para discutirmos com a equipe.”

Regeneração

Sala de aula de uma escola pública do município

Entre as dificuldades enfrentadas pelo município está o saneamento básico. De acordo com a professora, a população sofre com a falta de rede de esgoto e de água potável. “Lá não existe um programa de saneamento. A água disponibilizada só atende uma parte da população. A outra metade utiliza água de poços, sem tratamento. É também comum o uso de fossas nas casas.”

 

Devido a esses problemas, é recorrente o número de casos de doenças como a Leishmaniose e Leptospirose entre os 19 mil habitantes. “Com isso, devemos ampliar o nosso plano de trabalho, para focar nessas doenças e preveni-las.”

Outra questão levantada foi a higiene hospitalar. Marli relata que a Vigilância Sanitária de Regeneração solicitou uma ação de conscientização sobre a importância da higiene. “Muitos profissionais que trabalham no principal hospital da cidade não adotam hábitos básicos de higiene, como usar luvas. Iremos trabalhar a relevância da bioética e da segurança, pois se eles não preservam a sua própria saúde, não têm como preservarem a dos pacientes”.

Com posse de todas as informações, a professora espera reunir com sua equipe multidisciplinar para tratar das ações que irá desenvolver dentro das áreas: Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde. Além de Marli, participam da operação a professora substituta da Faculdade de Enfermagem, Renata Justo, e oito alunos dos cursos de Enfermagem, Medicina, Serviço Social, Letras, Pedagogia e Educação Física.

Experiência
Para Marli, participar dessa operação servirá para levar o trabalho desenvolvido na UFJF para o município, além de contribuir para o crescimento profissional e pessoal dos estudantes. “Os universitários não voltam os mesmos. Eles têm a oportunidade de conhecer um pouco do país, saber que deficiências sociais estão em todos os Estados, além de ter contato com outros alunos. É uma experiência que ninguém tira deles”, relata.

A operação Zabelê será realizada entre os dias 15 e 31 de janeiro de 2011. Será a quarta vez que Marli participa do Projeto Rondon. Antes disso, ela já havia atuado nas cidades de Riachuelo (SE), Juarez Távora (PB) e Senador Rui Palmeira (AL).

Equipe:

Professores:
Marli Salvador
Maria Vitória Hoffmann

Alunos:
Danieli Rodrigues
Jacqueline Farias
Júlia Linhares
Juliana Chaves
João Gabriel Santos
Lucas Nunes
Marcélia Barbosa
Rafaela Martins