Durante três dias, estudantes e profissionais participaram da V Semana de Administração em Enfermagem (Semade), promovida pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora (Facenf/UFJF). O evento aconteceu entre os dias 8 e 10 de novembro e teve como tema a gestão em enfermagem e o cuidar nos novos tempos.
A semana
Foram 290 inscritos no evento, que contou com palestras, mesas redondas, oficinas, apresentações de trabalhos, além de lançamentos de livros sobre o tema. “O Semade contribuiu para a integração das instituições e dos profissionais da área, para a formação dos acadêmicos e sua futura atuação profissional”, diz a professora Rosângela Greco, uma das organizadoras do evento. Segundo ela, o evento cumpriu o objetivo de promover a reflexão e a discussão da gerência em enfermagem.
Durante a Semade, foram abordados assuntos como a história da enfermagem em Juiz de Fora, o compromisso da formação do enfermeiro com o século XXI e os avanços e as perspectivas no Brasil e no mundo. “A demanda de empregos é grande, mas o profissional tem que mostrar competência e cumprir um bom papel dentro da profissão”, ressalta a professora da Facenf, Carmelita do Carmo.
Para a aluna do sexto período do curso de enfermagem da Universidade Salgado de Oliveira (Universo), Bruna Ornelas, o evento foi favorável, uma vez que abordou temas que possibilitaram ao acadêmico uma maior reflexão sobre os assuntos discutidos durante o curso. Já para a estudante do oitavo período de enfermagem da UFJF, Shirlei de Araújo, o evento foi bem organizado e com temas interessantes. “As palestras e mesas redondas contribuirão para minha preparação da prática profissional.”
Lançamento de livros
Além das palestras e mesas redondas, os participantes também puderam acompanhar o relançamento da cartilha “Orientações Básicas sobre Alimentação”, resultado do projeto de extensão “A relação do processo de trabalho das equipes de saúde com o usuário”, coordenado pela professora da Facenf, Denise Friedrich.
Para a docente, a cartilha, que foi distribuída nas Unidades de Atenção Primária da Saúde (UAP), conveniadas com a UFJF, é uma contrapartida da Universidade perante a comunidade. “Temos uma população que consome medicamentos exageradamente. Esse excesso poderia ser evitado com uma alimentação adequada e saudável.”
Outros livros lançados no evento foram “Gênero, Sexualidade e Saúde: Um olhar da enfermagem” e “História da Enfermagem – Versões e Interpretações”, ambos da professora da Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac), Telma Geovanini. Ao final, foram sorteados exemplares das três obras para os participantes.