Semana de Administração em Enfermagem chega a sua quinta edição

Entre os dias 8 e 10 de novembro será realizada a 5ª Semana de Administração em Enfermagem (Semade), da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento será realizado no Anfiteatro do Centro de Ciências da Saúde (CCS)  e é voltado para estudantes, professores e profissionais da área de saúde de Juiz de Fora e região. A inscrição é gratuita e deve ser feita, exclusivamente, através de e-mail.

Com o tema “A Gestão em Enfermagem e o Cuidar nos Novos Tempos”, a Semade visa promover a troca de experiências e estimular a discussão de temas da administração da assistência de enfermagem. “O enfermeiro tem como finalidade cuidar. E uma das dimensões do cuidar é a administração, no que se refere ao trabalho com as pessoas, a organização e a assistência”, declara a professora da Faculdade de Enfermagem, Rosângela Greco, uma das organizadoras do evento.

Neste ano, a Semade contará com conferências, mesas redondas, palestras, painel, apresentação de trabalhos e oficinas. Entre os assuntos a serem discutidos estão a história da enfermagem em Juiz de Fora, o compromisso da formação do enfermeiro com o século XXI, as vivências e os caminhos percorridos na área e o panorama do campo profissional.

Para Rosângela, o evento é uma forma de manter os estudantes e profissionais atualizados sobre assuntos de interesse da área. “Nós acreditamos que é um momento para dar nova energia a quem trabalha com enfermagem e aos alunos. O fato de poder ouvir, refletir e discutir revigora quem já está no mercado e mostra a importância do trabalho de enfermagem”, declara.

Realizado de dois em dois anos, o evento é promovido pelo Conjunto de Disciplinas de Administração em Enfermagem e conta com o apoio do Departamento de Enfermagem Básica.

Inscrições

Os interessados em participar da Semade devem enviar e-mail para o endereço eletrônico 4semade@ufjf.edu.br, com a ficha de inscrição anexada. O formulário está disponível no site do evento. A inscrição é gratuita e as vagas são limitadas.

Confira abaixo a programação:

8/11 – Segunda-feira
8h00 às 12h00 – Oficinas de trabalho
Oficina de trabalho 1 – Protocolo de Manchester
Oficina de trabalho 2 – Atendimento de urgência e emergência: sou
acadêmico, como devo agir?
Oficina de trabalho 3 – Ética em Pesquisa  e a Resolução 196/96
Oficina de Trabalho 4 – Ensino à Distância – uma ferramenta de
trabalho
Oficina de Trabalho 5 – Pesquisa Qualitativa em Saúde