Fechar menu lateral

Intecoop apoia quatro projetos em edital do Ministério da Saúde

A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Federal de Juiz e Fora (Intecoop/UFJF) prestará apoio e assessoria a quatro projetos na área de saúde mental em um mesmo edital do Ministério da Saúde. Os projetos englobam não só Juiz de Fora, como três outras cidades da região: Cajuri, Lagoa da Prata e Candeias.

A segunda chamada para Seleção de Projetos de Arte, Cultura e Renda na Rede de Saúde Mental selecionará 150 projetos, nos quais serão investidos R$ 1 milhão e 50 mil. Petrônio Barros, coordenador da Intecoop, acredita na possibilidade de conseguir a verba para todos os quatro projetos. Segundo o professor, “todas as quatros propostas trabalham com o objetivo de geração de trabalho e renda na linha dos Empreendimentos Econômicos Solidários e, além disso, mostram que será ampliada a autonomia dos usuários, facilitando o exercício de direito dos mesmos e incentivando a educação continuada com base na criatividade de cada um”.

Os projetos englobam questões como solidariedade, inclusão social, respeito às diferenças e geração de alternativas concretas de vida para os portadores de transtorno mental e seus familiares.
Conheça abaixo os projetos apresentados ao Ministério da Saúde:

Juiz de Fora
O projeto “Trabalharte – Associação Pró Saúde Mental como veículo de inclusão sócio-cultural”, propõe a organização de um laboratório de customização de vestuários e acessórios através de técnicas de estamparia artesanal e bordado. O projeto irá beneficiar cerca de 50 voluntários em tratamento na Rede Pública da Saúde Mental, seus familiares e membros da comunidade interessados no tema.

Cajuri
Com o projeto “Horta Terapêutica”, a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Cajuri propõe a criação de uma horta terapêutica, que tem como finalidade a promoção da saúde através da atividade em grupo. A ideia da horta surgiu como necessidade da UBS de Cajuri de criar uma terapia ocupacional com geração de renda para os portadores de sofrimento psíquico, que possibilitasse a integração social e fizesse com que eles adquirissem maior grau de independência e autonomia.

Lagoa da Prata
O projeto “Centro de Convivência Cuca Legal” propõe a implantação de um centro de convivência, através do qual se promoverá condições de restituir autonomia e cidadania do portador de sofrimento mental. Serão realizadas atividades de pintura em tecido, de crochê, bordados variados, tapeçaria e costura, visando o produto final, que será a confecção de enxovais para comercialização, atendendo de 60 a 80 pacientes no município.

Candeias
O projeto “GirArte” atenderá 20 participantes portadores de sofrimento mental ou decorrentes do uso de álcool e de drogas, além de cerca de 60 familiares. Entre as atividades que serão desenvolvidas estão pintura, marcenaria, confecção de bijuterias, atividades com reciclagem e costura. A equipe técnica será formada por um artesão, uma terapeuta ocupacional e sete profissionais da saúde.