Professora Marli Salvador representará a UFJF no Projeto Rondon

O Ministério da Defesa divulgou a lista dos aprovados para as operações 2011 do Projeto Rondon. A proposta de trabalho apresentada pela professora da Faculdade de Enfermagem, Marli Salvador, para o município de Regeneração, no Piauí, foi selecionada pela comissão de avaliação. Será a quarta vez que Marli participa do Projeto Rondon. Antes disso, ela já havia atuado nas cidades de Riachuelo (SE), Juarez Távora (PB) e Senador Rui Palmeira (AL).

Com isso, a docente e sua equipe, formada por oito alunos dos cursos de enfermagem, medicina, serviço social, letras, pedagogia e educação física da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) participarão da Operação Zabelê, que será realizada entre os dias 15 e 31 de janeiro de 2011.

No dia 7 de novembro, a professora embarcará para Regeneração, para realizar a viagem precursora, sob supervisão do Ministério da Defesa, que tem como objetivo ajustar a proposta de trabalho apresentada à realidade e às necessidades da cidade.

Profª Marli Salvador e sua equipe na operação realizada na cidade de Juarez Távora (PB) em 2008

A operação irá durar, aproximadamente, 17 dias. No município, a equipe multidisciplinar da UFJF desenvolverá ações do conjunto A, composto por áreas como Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde. Entre as atividades que serão aplicadas estão a discussão de temas como a violência contra a mulher e a criança, a educação sexual para adolescentes, além de conceitos de higiene. Já na área de educação, serão realizadas ações como oficinas de leitura e de reciclagem do lixo, avaliação física das crianças, além da abordagem de assuntos como a repetência estudantil e os variados métodos de ensino.

Para Marli, o maior desafio da operação em 2011 será a participação popular. “Nossa principal meta é conseguir fazer com que a população do município de Regeneração participe, já que as ações serão realizadas em janeiro, época de férias. Vou começar a trabalhar com isso já na viagem precursora”. As atividades serão voltadas para todas as faixas etárias, desde crianças até idosos. “Pretendemos realizar uma troca de informações. Primeiro, conheceremos a cultura deles e, depois, contaremos a nossa”.

O município

Regeneração/Piauí

Regeneração é um pequeno município da região do Médio Parnaíba piauiense. A cidade, de aproximadamente 19 mil habitantes, tem Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,611, considerado médio pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). De acordo com o levantamento realizado pela professora, os principais problemas enfrentados pela cidade estão situados nas áreas de saneamento básico, saúde e habitação.