Fechar menu lateral

Evento reúne estudantes de comunicação da região durante cinco dias

Uma das oficinas realizadas durante o encontro

Durante cinco dias alunos e profissionais participaram do VIII Encontro Regional de Comunicação (Enrecom) realizado na Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento aconteceu entre os dias 19 e 23 de outubro e teve como tema central “Comunicação e Interatividade”.

Foram realizadas oficinas, mesas redondas, palestras e apresentações de trabalhos. O evento contou com a presença de profissionais de diversas instituições, como José Luiz Braga (Unisinos), Antônio Fausto Neto (Unisinos), Nelson Brissac (PUC-SP), Marcelo Ferreira Moreno (PUC-Rio) e Erick Soares (Sony). Segundo a diretora da Facom, Marise Mendes, o evento atendeu as expectativas com 236 inscritos. “As palestras foram interessantes, voltadas especialmente para a questão da TV digital e da interatividade”, afirma.

Marise Mendes: Foi um evento muito importante e acredito que nos ajudou a refletir sobre questões interessantes

De acordo com Marise, o principal objetivo do evento foi divulgar as produções dos cursos de comunicação social da Zona da Mata e do Campo das Vertentes. “Tivemos excelentes contribuições para pensarmos a comunicação, a interface com outras áreas, principalmente nas questões tecnológicas através da computação, além de mesas redondas que buscaram abordar temas como as artes em geral”, afirma a diretora.

Paralelamente ao VIII Encontro de Comunicação foram realizados o II Seminário de Epistemiologia e Pesquisa em Comunicação e o III Encontro de Programas de Pós-Graduação em Comunicação de Minas Gerais (Ecomig), que, segundo Marise, trouxeram importantes contribuições para o meio acadêmico.

Além das salas de aula

Wedencley Santana: Um evento como esse tem a mesma importância das antigas feiras de ciências

Entre oficinas, palestras e mesas redondas, os alunos tiveram a oportunidade de refletir e colocar em prática assuntos abordados em sala de aula. Para o professor de comunicação da UFJF Wedencley Alves, “é fundamental realizar um evento onde há troca de ideias, novidades e possibilidades de conhecer pesquisas que estão sendo feitas”.

Segundo Pedro Mota, aluno do quarto período de comunicação do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF), o evento cumpriu suas expectativas e as palestras e oficinas contribuirão para a prática da profissão no futuro. Já para o aluno do segundo período da Facom, Warley Pereira, “o evento foi bem preparado com palestras dinâmicas e oficinas ministradas por bons professores”.

Filomena Bonfim: É importante despertar nos alunos a consciência de que é possível viver e fazer jornalismo fora dos grandes centros

A professora de jornalismo da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), Filomena Bomfim, destacou a importância da promoção de eventos como esse. “É sempre importante podermos discutir assuntos relacionados ao jornalismo e despertar o interesse dos alunos para sua futura profissão”, afirma. Filomena ministrou a oficina de história do jornalismo regional e aponta a possibilidade de sucesso profissional fora dos grandes centros. “É importante criar algum espaço onde é possível a discussão de vivências cidadãs, como o respeito à identidade e culturas locais e também criando uma esfera maior de participação social que o jornalismo regional oferece”.

Caio Cardoso: Este ano o encontro ficou ainda mais interessante acoplado a dois outros eventos

Para o estudante do quarto período da Facom, Caio Cardoso, a iniciativa do encontro é válida, uma vez que oferece ao aluno a possibilidade de entrar em contato com questões que não estão na rotina da sala de aula. “Em um evento como esse, nós podemos ver o que é produzido numa carreira científica que fica, muitas vezes, escondida na sala de estudo de cada um”. Segundo Caio, o evento é também um meio de entrar em contato com profissionais que já estão no meio.