Faefid realiza seminário de terapias corporais em novembro

As diversas terapias corporais serão tema de um seminário, que será realizado nos dias 4 e 5 de novembro na Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora (Faefid/UFJF). O evento marcará o início das atividades do Laboratório de Terapias Corporais (Latecorp) da instituição.

Segundo a professora Maria Lúcia Polisseni, que coordena o evento, “a proposta é reunir importantes profissionais de Juiz de Fora que trabalham com terapias corporais e integrativas para um momento de trocas de experiências”. Entre os convidados do seminário estão educadores físicos, fisioterapeutas, médicos, dançarinos, psicólogos, euritmistas e mestres de Yoga.

Segundo a prof. Maria Lúcia, existe uma grande demanda de atividades de terapias corporais

A programação prevê a realização de 12 oficinas, divididas em três grupos, além de palestras voltadas a todos os participantes sobre “Racionalidades Médicas e Terapias Integrativas”, ministrada pelo professor João Batista Picinini, e “Sentidos e Significados do Corpo em Terapia”, comandada pelas professoras Edna Martin e Maria Elisa Caputo. Além disso, os participantes conhecerão as dependências do Latecorp.

Técnicas

Uma das oficinas será sobre técnicas de Yoga

As terapias corporais reúnem uma série de técnicas que, numa visão integrativa, procuram trabalhar o corpo de forma consciente, visando à prevenção da saúde e o autoconhecimento. Para Maria Lúcia, o estudo das terapias corporais é importante nos dias atuais, já que há uma grande demanda para esse tipo de atividade. “Pretendemos criar um fórum de discussão e de estudos permanente nessa área, já que, cada vez mais, as pessoas procuram atividades diferentes para compreender e aprimorar o desempenho de seu corpo”. Entre as oficinas oferecidas estão as de Terapêutica em Yoga, de Dança Circulares, de Pilates, de Educação Postural e de Bambuterapia.

Inscrições:
O seminário é voltado para alunos e profissionais de educação física, fisioterapia e áreas afins. São oferecidas 70 vagas. As inscrições devem ser realizadas até o dia 29 de outubro, através do e-mail evento.latecorp@ufjf.edu.br. Após essa data, a inscrição só poderá ser feita, pessoalmente, na Central de Atendimento da Faefid. O investimento é de R$ 30 para estudantes da UFJF, R$ 40 para alunos de outras instituições e de R$ 50 para profissionais.

O interessado deverá preencher o formulário de inscrição, no qual escolherá uma das três opções de programação, e enviá-lo, por e-mail, junto ao comprovante de depósito (ver quadro). O recibo bancário também poderá ser entregue na Central de Atendimento da Faefid. A inscrição só será confirmada mediante comprovante de pagamento. No credenciamento, os acadêmicos deverão apresentar carteira de estudante ou comprovante de matrícula. Outras informações: (32) 2102-3289.

Confira aqui a programação completa.