Estão abertas as inscrições para a XXI Semana de Estudos Clássicos

Entre os dias 27 e 29 de outubro acontecerá a XXI Semana de Estudos Clássicos e o I Encontro de Professores de Latim, realizado pela Faculdade de Letras da UFJF (Fale/UFJF). Esse, que é o mais antigo evento do curso, irá reunir pesquisadores de várias instituições, alunos e pessoas interessadas em estudos da antiguidade greco-romana. O tema será abordado através de atividades, como mesas redondas, conferências, minicursos e apresentações de trabalhos.

Segundo a coordenadora do evento, professora Neiva Ferreira Pinto, o objetivo é reunir os pesquisadores de outras universidades e oferecer aos alunos informações mais amplas sobre os estudos clássicos. “Já temos em nossa Universidade um curso de latim, mas é necessário esse intercâmbio com outras universidades para aprofundarmos nosso estudo sobre a antiguidade greco-romana”, declara. Para Neiva, essa troca de informações entre professores, alunos e a comunidade é sempre positiva, pois, assim, permite ampliar, cada vez mais, o interesse dos estudantes pelos clássicos.

A programação será focada principalmente no ensino do latim. Segundo a professora, essa proposta é motivada pela reformulação do currículo do curso de latim da UFJF, e, também, pela chegada de muitos jovens professores da língua às universidades brasileiras. As atividades serão comandadas por docentes de diversas instituições, como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade Federal de Alfenas (Unifal), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), entre outras.

Inscrições
São oferecidas 150 vagas e os interessados podem se inscrever até o dia 27 de outubro, na abertura do evento, na própria secretaria da Fale. A taxa de inscrição é de R$ 5,00 para ouvintes e de R$ 10 para participantes que apresentarão trabalho. Todos os inscritos que, ao final do evento, tiverem 75% de frequência receberão certificados emitidos pela Pró-Reitoria de Extensão (Proexc). Confira aqui a programação.

Outras informações no site: www.ufjf.br/faclet/