UFJF realiza mais de 90 testes de capacidade pulmonar no Dia Mundial da Espirometria

Ação foi realizada no prédio da reitoria da UFJF

No Dia Mundial da Espirometria, comemorado na última quinta (14), a equipe do Ambulatório de Pneumologia do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU/UFJF) realizou mais de 90 exames de capacidade pulmonar em servidores e alunos da instituição. Desses, sete apresentaram baixa capacidade pulmonar e foram orientados a procurar médicos do setor de Pneumologia do HU.

Equipe do HU que trabalhou no turno da tarde

Os exames foram realizados pelos médicos Júlio César Abreu e Sérgio dos Santos Pinto e contou com a colaboração do fisioterapeuta Daniel Mozzer, de duas residentes, além de três acadêmicos. De acordo com Abreu, a ação superou em cerca de 50% a expectativa, já que estava prevista a realização de 60 testes. “O objetivo principal dessa ação é dar visibilidade ao procedimento de diagnóstico de doenças pulmonares como a Asma e a DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), que está relacionada diretamente ao tabagismo”, diz o chefe do serviço de pneumologia do HU.

Ação atendeu cerca de 90 pessoas, entre servidores e alunos

Essa é a primeira vez em que é comemorado o Dia Mundial da Espirometria. No Brasil, a campanha está sendo promovida pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e a meta é examinar pouco mais de dois mil indivíduos em todo o país.

Ainda de acordo com o pneumologista, ações como essa não são realizadas com frequência, já que o exame possui algumas limitações técnicas e exige uma colaboração significativa do paciente, que precisa entender como funciona o teste para realizá-lo. Essa foi a primeira vez que o exame foi feito no campus da UFJF. “Usamos a comunidade da universidade, entre servidores e alunos, como uma amostragem da população como um todo”, afirma.

A funcionária Marilda de Castro realizando o exame

A funcionária da Central de Atendimento da UFJF Marilda de Castro Silva, que realizou o exame, aprovou a iniciativa. “Acho que todo mundo deveria fazer um teste como esse, pois as doenças surgem e assim podem ser detectadas. É mais uma forma de prevenção. Esse tipo de trabalho deve ser cada vez mais motivado”.

Outras informações: (32) 4009-5124 – Serviço de Pneumologia do HU