No Dia Mundial da Espirometria, comemorado na última quinta (14), a equipe do Ambulatório de Pneumologia do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU/UFJF) realizou mais de 90 exames de capacidade pulmonar em servidores e alunos da instituição. Desses, sete apresentaram baixa capacidade pulmonar e foram orientados a procurar médicos do setor de Pneumologia do HU.
Os exames foram realizados pelos médicos Júlio César Abreu e Sérgio dos Santos Pinto e contou com a colaboração do fisioterapeuta Daniel Mozzer, de duas residentes, além de três acadêmicos. De acordo com Abreu, a ação superou em cerca de 50% a expectativa, já que estava prevista a realização de 60 testes. “O objetivo principal dessa ação é dar visibilidade ao procedimento de diagnóstico de doenças pulmonares como a Asma e a DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), que está relacionada diretamente ao tabagismo”, diz o chefe do serviço de pneumologia do HU.
Essa é a primeira vez em que é comemorado o Dia Mundial da Espirometria. No Brasil, a campanha está sendo promovida pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e a meta é examinar pouco mais de dois mil indivíduos em todo o país.
Ainda de acordo com o pneumologista, ações como essa não são realizadas com frequência, já que o exame possui algumas limitações técnicas e exige uma colaboração significativa do paciente, que precisa entender como funciona o teste para realizá-lo. Essa foi a primeira vez que o exame foi feito no campus da UFJF. “Usamos a comunidade da universidade, entre servidores e alunos, como uma amostragem da população como um todo”, afirma.
A funcionária da Central de Atendimento da UFJF Marilda de Castro Silva, que realizou o exame, aprovou a iniciativa. “Acho que todo mundo deveria fazer um teste como esse, pois as doenças surgem e assim podem ser detectadas. É mais uma forma de prevenção. Esse tipo de trabalho deve ser cada vez mais motivado”.
Outras informações: (32) 4009-5124 – Serviço de Pneumologia do HU