Fechar menu lateral

UFJF realiza curso de capacitação de agentes sociais

Prof. Maria Lúcia: “O curso de capacitação irá enriquecer o trabalho dos agentes sociais junto às crianças da comunidade”

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em parceria com o Instituto Cidade, oferecerá o curso de capacitação para coordenadores e monitores sociais do programa “Segundo Tempo”, do Ministério do Esporte. Segundo a coordenadora de extensão da UFJF, professora Maria Lúcia Polisseni, o curso tem como objetivo dar uma formação política, social e contribuir para a organização na área de planejamento e de esporte participativo.

O “Segundo Tempo” visa à inclusão social dos jovens através do acesso ao esporte. “O projeto conta com a participação de diversos coordenadores. São pessoas graduadas, professores e alunos de educação física, líderes comunitários e pedagogos”, afirma Maria Lúcia. Todos os coordenadores cadastrados no programa devem, obrigatoriamente, participar do curso de capacitação.

Jeferson Monteiro: “É importante fornecer suporte para que os agentes sociais aprimorarem seu trabalho”

Para o coordenador geral do “Segundo Tempo”, Jefferson Monteiro, o curso é importante para promover a formação continuada dos membros da equipe do projeto. “É importante, cada vez mais, o profissional se qualificar e obter conhecimentos para que possa transmiti-lo às crianças”. Segundo Monteiro, o último curso de capacitação cumpriu com o objetivo de fornecer conhecimento e estimular os profissionais. “Os coordenadores e monitores colocavam em prática aquilo que aprendiam logo após as aulas”.

O curso começa no próximo sábado, dia 16 de outubro, e será realizado em pelo menos um final de semana por mês, durante dez meses. As aulas serão ministradas por professores da UFJF, que discutirão temas, como planejamento, noções de higiene, comportamento, saúde, economia e esporte. Todos os inscritos que, ao final do curso, tiverem 75% de frequência receberão certificados emitidos pela Pró-reitoria de Extensão (Proexc).